Globo terá dois dias de programação durante a Flip

Entre os dias 25 e 29 de julho, acontece em Paraty a 16ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. E, pela segunda vez consecutiva, a Globo ocupará a programação da Casa de Cultura por dois dias, 27 e 28, realizando ali mesas de debates, saraus de poesias, leitura dramatizada e exibição de minidocumentários. A entrada é gratuita.

Dentro do festival, a 5ª edição do ciclo "Páginas Reveladas" reunirá jovens roteiristas e poetas para uma conversa com o público sobre influências, processos de criação e inspirações em duas mesas, uma sobre roteiros e outra sobre poesia. A mesa de roteiristas será composta por Ananda Radhika (SP), Mariana Luiza (RJ) e Milena Manfredini (RJ), com mediação de Rosane Svartman. Já o segundo encontro, que terá a participação da atriz e escritora Elisa Lucinda, contará com Matheus de Araújo (RJ), Wallacy Neto (GO) e Ana Guadalupe (PR).

Parte do projeto "Assista a Esse Livro", o debate sobre os desafios da transposição de obras literárias para a TV conta com a participação do ator Jesuíta Barbosa, que participou das adaptações para a TV de "Ligações Perigosas" e "Amores Roubados"; o roteirista Marçal Aquino, um dos autores da série "Carcereiros"; a autora Maria Adelaide Amaral, que adaptou obras como "Os Maias" e "A Casa das Sete Mulheres"; e a jornalista Bianca Ramoneda. Na ocasião, será lançado o e-Book com cenas conectadas do livro "Carcereiros", de Drauzio Varella, obra que serviu livremente de inspiração para a série protagonizada por Rodrigo Lombardi.

Além dos debates, a programação contempla ainda a exibição de cinco mini-documentários "Paratyé", produzidos por jovens de Paraty. Os filmes são resultado de oficinas de audiovisual promovidas pela Globo em maio deste ano. As exibições terão os comentários do escritor Paulo Lins, autor de "Cidade de Deus", e do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca.

Por fim, o público poderá conferir também uma leitura dramatizada de poesias e textos de Hilda Hilst, homenageada da Festa deste ano, pela atriz Tainá Müller, que interpretará a autora no cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui