Adiado para novembro o desligamento do sinal analógico da TV no Rio

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

O sinal analógico da TV aberta no Rio de Janeiro e mais 18 cidades próximas será adiado para 22 de novembro em função do índice de digitalização dos lares não ter atingido o patamar esperado. De acordo com pesquisa do Ibope, estão aptos a receberem a programação digital da TV aberta 87% dos lares, enquanto o mínimo previsto na norma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é de 90%. O switch-off nesses municípios estava previsto para esta quarta-feira, 25. No entanto, a mesma pesquisa mostrou que se fosse realizado o desligamento apenas 6% dos lares ficaria sem TV, o que mostra que o elevado índice de pirataria e outras formas de recepção dos sinais é uma realidade bastante presente no Rio de Janeiro. Durante o período de adiamento algumas emissoras devem começar o desligamento.

O Gired sugeriu ao MCTIC que homologue o período de desligamento no RJ para que tenha início em 25/10 e vá até o dia 22/11, devendo ser realizada uma nova pesquisa nesse período. De acordo com a pesquisa, o menor índice de digitalização está nas classes C e D.

Já em Vitória e em mais seis municípios próximos (Cariacica, de Fundão, de Guarapari, de Serra, de Viana e de Vila Velha) o desligamento do sinal analógico foi confirmado para quarta-feira, 25. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação da TV Digital) nesta segunda-feira, 23. Nas cidades capixabas o percentual de digitalização dos domicílios é de 91%.

No Espírito Santo, a Entidade Administradora da Digitalização (EAD) já entregou 76% dos 679,3 mil kits (antena, conversor e controle remoto) destinados às famílias inscritas nos programas sociais do governo federal. No Rio de Janeiro, foram entregues 72% dos 1,2 milhão de kits previstos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui