MTV anuncia programação de 2010, com novos apresentadores

A MTV apresentou à imprensa nesta quarta, 24, a grade programação 2010. No ano em que comemora seus 20 anos, a emissora voltada ao público jovem renova boa parte de seu quadro de apresentadores, com nove novos talentos, e faz mudanças substanciais em sua grade de programação. Dos 22 programas nacionais que fazem parte da nova grade, boa parte é dedicada ao humor, com elenco quase todo renovado, e ao comportamento, que ganha agora maior destaque. "Queremos abordar tudo o que se refere à vida do jovem, não apenas o entretenimento", diz a diretora de produção e programação da MTV, Cris Lobo. A executiva anunciou que a emissora está negociando para fazer o primeiro debate de presidenciáveis, abordando temas ligado ao público jovem. O canal também terá programação volta à Copa do Mundo, com edições especiais do "MTV Rockgol", que terão mesas redondas e entradas do apresentador Paulo Bonfá da África do Sul.
Quanto à renovação do elenco, Cris admite que foi também por conta da investida de outras emissoras em busca dos talentos da casa, sobretudo da Record. Contudo, minimizou o efeito. Segundo ela, o perfil da MTV, voltada ao público jovem, exige renovação constante. "Hermes e Renato já estavam aqui há dez anos", disse. "Não são apenas os apresentadores que vão ao mercado, o pessoal de trás da câmeras também estão em diversas produtoras", completou André Mantovani, diretor de canais da Abril. Segundo ele, a emissora assumiu o papel de formação dentro do mercado de TV.
Os programas da emissora também passam a contar com mais recursos de interatividade, inclusive usando ferramentas que estão em destaque na Internet, como o Twitter e o Facebook. A ideia não é buscar apenas o voto da audiências em alguns programas. "Levamos as mensagens do telespectador para a tela da TV com o Twitter", destaca Mauro Bedaque, diretor de conteúdo digital da MTV. Trata-se do programa "Top 10", que conta comentários ao vivo, via Twitter, da audiência. No "Scrap MTV", agora semanal, a audiência pode participar ao vivo pelas redes sociais, deixando seu comentário através do Twitter e sendo fã do programa no Facebook. Um aplicativo de RSS também mostrará as últimas notícias do Portal MTV, sempre em real time. Não há, no entanto, nenhuma previsão de uso da interatividade da TV digital. "Fizemos alguns testes em 2008, com um aplicativo para a Caixa Econômica Federal, e até formamos alguns programadores para a linguagem Ginga, mas ainda não se justifica o investimento", explica o diretor de engenharia, Valter Pascotto.
A emissora volta a trabalhar com a produção independente este ano. Em 2009, vale lembrar, a emissora exibiu a série de ficção "Descolados", da Mixer. Este ano trabalha em regime de coprodução no programa "Badalhoca", em conjunto com os próprios apresentadores. O "MTV Sports", que volta à grade da emissora, será coproduzido com a Bolovo Productions. Segundo Cris Brito, o resultado do edital feito através de um Programa Especial de Fomento deve aparecer na grade somente no próximo ano. Ainda em 2010 devem ser exibidos apenas os três pilotos que competem para se tornar série. A série em si estará pronta apenas em 2010.
O espaço dedicado à música também muda um pouco de perfil. Isto porque, segundo André Mantovani, a produção de clipes por parte das gravadoras caiu a menos de 20% do que era há poucos anos. Atualmente, explica, o mercado de música está mais aberto a bandas independentes, que bancam seus próprios clipes. A ideia é criar uma vitrine para os entrantes neste mercado. É o caso do programa "MTV Lab BR", que terá clipes independentes de todos os cantos do país. O "MTV Lab Now" contará clipes de novas bandas de todos os lugares do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui