Disney deve vender Fox Sports no Brasil, diz Bloomberg

A Disney aceitou colocar à venda os canais Fox Sports no Brasil e no México para garantir a aprovação regulatória na aquisição da 21st Century Fox, de acordo com matéria da Bloomberg. A venda do asset seria uma recomendação do Cade e um plano de ação deve ser apresentado ao órgão regulador ainda nesta semana. Segundo o veículo, uma fonte afirma que os competidores já teriam demonstrado interesse na aquisição.

O CEO da Disney, Bob Iger, teria vindo ao Brasil para convencer o Cade a aprovar a aquisição, sem sucesso na negociação. Não foi só no Brasil que a concentração na programação esportiva levou dificuldades ao negócio das duas gigantes de mídia. A Disney já concordou em vender a rede regional de esportes da Fox nos Estados Unidos, mantendo sua atuação na área apenas com a marca ESPN.

No Brasil, o Grupo Globo foi contra a fusão dos dois grupos, apontando justamente a concentração nos direitos esportivos. Em seu parecer, o Cade conclui que há barreiras significativas à entrada de novos players nesta área e que não se vislumbra a entrada, no curto ou médio prazo, de um novo agente que possa representar efetiva concorrência no mercado de canais esportivos básicos para TV por assinatura. O cenário é agravado com a extinção do canal Esporte Interativo, sobrando quatro concorrentes no mercado de programação desta modalidade de canais esportivos básicos para TV paga: Globosat, Fox, Disney e Band. A concentração levanta dúvidas quanto à veracidade da manifestação de interesse por parte de competidores, uma vez que a Turner acabou de desistir de ter canais dedicados exclusivamente ao esporte e a Band não está em condições financeiras de fazer um desembolso compatível com a prateleira de direitos esportivos da Fox no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui