Fernando Faro morre aos 88 em São Paulo

Fernando Faro, do programa "Ensaio"

Morreu na noite deste domingo, 24, às 23h55, o apresentador Fernando Faro, em decorrência de uma infecção pulmonar. Também conhecido como Baixo, deixa três filhos, Maria Luiza, Maria Fernanda e Lucas, e duas netas.

Diretor e produtor musical, Faro criou e estava à frente do programa "Ensaio", na TV Cultura, há 26 anos, onde produziu cerca de 700 programas.

Sergipano de nascimento, cursou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco até o terceiro ano. Mas em 1949 foi trabalhar como repórter geral no jornal A Noite e logo depois foi para o Jornal São Paulo, de propriedade do ex-governador do Estado de São Paulo, Ademar de Barros. Foi em 1951, quando estava na TV Paulista, que começou a dirigir programas e também a escrever teleteatros.

Na extinta TV Tupi, na década de 60, Fernando Faro começou a fazer musicais, como o Hora da Bossa, ao vivo, aos domingos. Escreveu, dirigiu e produziu musicais. Como diretor, realizou o Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola. Trabalhou na TV Tupi até a emissora decretar falência, na década de 1980.

Criador do programa "Ensaio" em 1969, Baixo criou uma nova linguagem para os musicais, que se tornou inconfundível. A marca de seus programas, desde essa época, é assentada com enquadramentos em closes, big closes e foco no entrevistado falando. À meia luz, em voz baixa e sem se mostrar, ele faz as perguntas e deixa o convidado responder, cantar, chorar ou rir.

Quando foi para a TV Cultura, levou o programa com ele, porém com o nome de "MPB Especial", que ficou no ar de 1972 a 1975. Em 1990, a atração voltou a receber o nome original, "Ensaio", e está no ar até hoje.

Grandes nomes da música brasileira, nos mais diversos estilos musicais, já subiram no palco do programa. Estão entre eles Elis Regina, Adoniram Barbosa, Vinicius de Moraes, Tom Zé, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Baden Powell, Fundo de Quintal, Toquinho, Dorival Caymmi, Tim Maia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Maria Rita, Beth Carvalho, Renato Teixeira, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Cauby Peixoto, entre muitos outros.

Paulinho da Viola, Fernando Faro e Toquinho

Paulinho da Viola, Fernando Faro e Toquinho

Homenagem

A TV Cultura preparou um tributo ao produtor, que vai ao ar nesta segunda, 25. Confirma os destaques:

20h: Show "Faro 80"

O show musical conta com artistas e amigos que o acompanharam ao longo da carreira, incluindo Toquinho, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, Velha Guarda da Portela, Edvaldo Santana, Rolando Boldrin e Inezita Barroso. O ator Juca de Oliveira é o mestre de cerimônias. A atração conta também com depoimentos de personalidades que acompanharam sua vida profissional, como Mino Carta, Oscar Niemeyer, Manuel Carlos, Hermínio Bello de Carvalho, Martinho da Vila e Carlos Vogt, entre muitos outros.

Outro ponto forte do programa é uma entrevista com Fernando Faro, na qual ele conta sua trajetória desde que abandonou os bancos da Faculdade do Largo de São Francisco até se tornar um dos homens mais importantes da MPB na televisão.

Nesse programa, ele ainda relembra momentos especiais com artistas  que passaram pelo Ensaio, como Maria Bethânia e Elis Regina, além da primeira apresentação de Chico Buarque.

23h30: Documentário "Faro 80"

O documentário sobre o diretor Fernando Faro, também de 2007, conta a trajetória de sua vida e carreira desde os tempos do programa "Móbile", na TV Tupi, até o "Ensaio", na TV Cultura.

O programa conta com depoimentos de artistas e amigos que participaram desse processo, e ainda trechos de shows gravados no Teatro Franco Zampari, em junho do mesmo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui