Cobertura da Copa do Mundo da Globo conta com estúdio panorâmico e realidade ampliada

Há pouco menos de um mês para o início da Copa do Mundo, a rede Globo anuncia suas novidades para a cobertura do evento. A emissora transmitirá todos os jogos da competição, sendo 56 ao vivo e oito, que acontecem em horários simultâneos, em melhores momentos.

A grande novidade, em termos de infra-estrutura in loco, é um estúdio panorâmico montado na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, em Moscou. Globo e SporTV são as únicas emissoras brasileiras a fazerem transmissões diretamente do local emblemático da cidade russa – elas estarão ao lado de apenas outras nove internacionais. No local, serão utilizadas novas tecnologias para exibição de realidade ampliada, uma evolução em relação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Esta é a primeira vez desde 2002 que os apresentadores não irão ancorar os jornais da rede do hotel onde os jogadores da seleção estarão hospedados durante o campeonato.

A cobertura terá início oficialmente no dia 10 de junho, com a jornalista Fernanda Gentil inaugurando o estúdio com a apresentação do "Esporte Espetacular". É deste mesmo estúdio que serão apresentados os programas "Fantástico", "Bom Dia Brasil", "Globo Esporte", "Jornal Hoje" e "Jornal Nacional". Da cidade de Sochi, onde estará acompanhando de perto a equipe do técnico Tite, Glenda Kozlowski apresentará o bloco de esportes do "Hora 1" e do "Jornal da Globo".

O estúdio da Globo tem uma parede de vidro ao fundo, com vista panorâmica para a Praça Vermelha. Com uso de tecnologias especiais, o espaço foi multiplicado, gerando um panorama de 180 graus da paisagem do cartão postal. Efeitos de realidade aumentada e de arte, como tabelas dos jogos e imagens dos jogadores, serão inseridos nas paredes e no piso, onde há um telão de LED.

Durante a programação linear do canal, jornalistas poderão entrar ao vivo de qualquer lugar da Rússia. Será a primeira vez que as pesadas Unidades Móveis de Transmissão não serão utilizadas. Todas as equipes de reportagem estarão equipadas com um kit composto por laptop, câmera leve e equipamento de transmissão ao vivo, que utiliza a rede de telefonia celular 4G.

Durante a Copa, os correspondentes Marcelo Courrege e Pedro Vedova seguirão em Moscou, enquanto Cassio Barco, Edgar Alencar, Edson Viana, Felipe Brisolla, Guido Nunes, Guilherme Pereira, José Roberto Burnier, Julia Guimarães, Marcos Uchoa e Raphael de Angeli estarão espalhados pelas sedes da competição. Carlos Gil acompanhará de perto a Argentina de Lionel Messi; Pedro Bassan, o time de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo; e Richard de Souza, a Alemanha, atual campeã mundial. Marcelo Canellas fará matérias especiais para o 'Fantástico' e Kiko Menezes, para o 'Esporte Espetacular'.

A equipe de narradores e comentaristas na Rússia será formada por Galvão Bueno, Luís Roberto, Cléber Machado, Arnaldo César Coelho, Ronaldo, Júnior e Roger Flores. No Brasil, estarão Gustavo Villani, Rogerio Correa, Caio Ribeiro, Bob Faria, Paulo César Oliveira, Leonardo Gaciba e Renato Marsiglia.

No ar na época da Copa desde 2010, o "Central da Copa" volta à grade da Globo a partir do dia 14 de junho, com programações de segunda-feira a sábado e, aos domingos, somente quando houver jogo do Brasil. Nesta edição, a equipe será formada pelo apresentador e editor-chefe Tiago Leifert, a âncora Bárbara Coelho e o comentarista Caio Ribeiro.

As cotas de patrocínio foram fechadas por seis marcas diferentes: Banco Itaú, Brahma, BRF, Coca-Cola, Johnson & Johnson e Vivo, que estabeleceram diferentes acordos de comercialização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui