MinC exonera mais de 80, incluindo coordenadores da Cinemateca e do CTAv

O Ministério da Cultura publicou mais de 80 exonerações e afastamentos na edição desta terça, 26, do Diário Oficial da União. Foram exonerados de cargos eletivos nas mais diversas áreas da Cultura, incluindo a Secretaria Executiva, o Gabinete do Ministro, a Ouvidoria, o Instituto Brasileiro de Museus, a Biblioteca Nacional, a Funarte e as secretarias de Economia Criativa; da Cidadania e da Diversidade Cultural; de Articulação Institucional; de Políticas Culturais; de Fomento e Incentivo à Cultura.

Na Secretaria do Audiovisual, foram nove exonerações, sendo cinco na Cinemateca Brasileira. Deixam a Cinemateca a coordenadora-geral, Olga Toshiko Futemma; o coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa, Alexandre Myaziato; o coordenador do Laboratório de Som e Imagem, Adinael Alves de Jesus; a coordenadora da Difusão e do Núcleo de Programação, Nacy Hitomi Korim; e o coordenador de Planejamento e Administração, Daniel Oliveira Albano. Além disso, foi exonerado o coordenador-geral do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), José Eduardo Castro Macedo.

Segundo o MinC, o movimento foi uma reestruturação para valorizar servidores de carreira. Em nota, o ministério diz que "a medida promove o desaparelhamento do Ministério da Cultura e valoriza o servidor de carreira". Além disso, afirma que, uma vez homologada a reestruturação pelo Ministério do Planejamento, será aberto processo seletivo para preenchimento dos cargos de chefia pelos servidores concursados.

4 COMENTÁRIOS

  1. Fico atônita com esse desmonte tão frequente na Cinemateca. A Olga Futemma é uma funcionária de carreira da instituição. Há muito tempo tem sido responsável pelo acervo e tem lutado bravamente pela sobrevivência da Cinemateca. Não entendo como essa exoneração possa ser considerada um "desaparelhamento" da instituição. Isto sim é que é desvalorizar uma profissional conceituada do setor.

    • Exato! fico besta… completamente 'fora da ordem'… e ainda significa: dane-se o processo no Senado… já tomamos posse… Acho que nem os militares foram tão rápidos no desmonte!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui