Anatel libera uso da faixa de 700 MHz para 4G em mais 147 municípios

A Anatel liberou nesta semana o licenciamento das estações na faixa de 700 MHz em mais 142 municípios de 13 regiões. Entre eles estão as capitais Belém (PA), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB) e Vitória (ES). Com isso, sobe para 2.023 o número de cidades de todo o País onde já existe viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal do serviço de banda larga móvel nesta frequência.

A partir da aprovação do Gired (grupo de implementação da TV digital), a Entidade Administradora da Digitalização (EAD) inicia um estudo preventivo de mitigação de eventuais interferências e, somente depois do encerramento dessa atividade, a Anatel libera o licenciamento das estações.

Mas para estas cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz , precisam realizar uma campanha de "mitigação preventiva", na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital.

O serviço de 4G que opera nesta faixa de 700 MHz está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som. Ocorrendo a suspeita de interferência, os usuários poderão entrar em contato com a TV perfeita.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza  que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui