Sobral e Juazeiro do Norte têm desligamento da TV analógica adiado novamente

Os municípios de Sobral e Juazeiro do Norte, no Ceará, tiveram o cronograma para o desligamento do sinal analógico de TV adiado novamente. Agora, o plano é de iniciar a partir desta terça-feira, 28, seguindo em um processo gradual até o dia 31 de outubro (a data original era justamente 28 de agosto). A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), durante reunião nesta segunda, 27. O motivo é que ambos o municípios não atingiram os 90% de digitalização dos domicílios, percentual necessário para autorizar o desligamento.

De acordo com informações da Anatel, o Ibope Inteligência realizou pesquisa em Juazeiro do Norte e entorno entre os dias 14 e 24 de agosto. A amostra contou com 1.008 entrevistas, 504 no entorno, totalizando 1.512 entrevistas. A pesquisa apontou que 87% dos domicílios contam com sinal digital. Em Sobral e cidades do entorno, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 24 de agosto. A amostra contou com 749 entrevistas, 504 no entorno, totalizando 1.092 entrevistas. A pesquisa mostrou que 84% dos domicílios contam com sinal digital.

Na capital Fortaleza, o sinal analógico já foi desligado em setembro de 2017, juntamente com Salvador. Naquela época, a expectativa era de que Sobral e Juazeiro do Norte tivessem o desligamento junto com as capitais. No entanto, a pesquisa Ibope apontou que o percentual de digitalização era muito abaixo dos 90% (73% e 76% respectivamente).

Com o desligamento do sinal analógico de TV, haverá a liberação da subfaixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta analógica. A radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço móvel de 4G no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui