Documentário "Como Fotografei os Yanomami" terá estreia no Festival de Cinema Latino-Americano

O documentário "Como Fotografei os Yanomami", de Otavio Cury, terá sua estreia no Festival de Cinema Latino-Americano, no dia 28 de julho, no Cinesesc, em São Paulo. Logo após exibição no evento, o filme segue seu caminho no circuito de cinema nacional.

O trabalho de Cury (de "Constantino") começou durante uma viagem no ano de 2013 a uma das regiões mais remotas da Terra Yanomami – a Serra de Surucucu, em Roraima, nas montanhas que fazem divisa com a Venezuela. O desencontro cultural entre os índios e os agentes de saúde da área chamou a atenção do diretor, pois aqueles que deveriam prestar serviços médicos ao povo não falavam o idioma Yanomami e, consequentemente, não conseguiam se comunicar direto com seus pacientes.

A narrativa traz, então, o ponto de vista dos enfermeiros e técnicos de enfermagem – essas pessoas passam mais tempo na floresta do que com suas famílias. No filme, elas falam sobre a maneira com a qual veem os Yanomami e como se transformam pessoalmente com a longa vivência nas aldeias. A obra ainda dá voz a uma agente de saúde Yanomami e apresenta a visão de mundo do xamã Davi Kopenawa a partir de passagens do livro "A queda do céu – Memórias de um xamã Yanomami", de Davi Kopenawa e Bruce Albert.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui