71% das crianças citam tablet ou celular como brinquedo preferido

De acordo com pesquisa anual do Gloob, 71% das crianças citam tablet ou celular como brinquedo preferido. Apesar disso, o brincar analógico não ficou totalmente para trás, uma vez que 95% delas citam alguma brincadeira tradicional entre as favoritas. Outra conclusão da pesquisa diz que "para motivar, é preciso contar histórias para todas as crianças se identificarem. Não podemos ser o que não vemos e o que não conhecemos.".

Para 2019, o tema eleito da pesquisa sobre comportamento infantil foi "Colaboração", assunto que vai ao encontro da premissa do "Juntaê", causa social que a Unidade Infantil da Globosat – composta pelos canais Gloob e Gloobinho – lançou em julho do último ano para abordar consciência coletiva com as crianças. Por meio de uma parceria com o Inesplorato e o Instituto Quantas, o estudo investigou de que forma se dá a colaboração entre os indivíduos e como esse ato pode ser incentivado nas crianças. O material recebeu o nome de "Era uma vez…" e será divulgado ao publico na plataforma Gente em fevereiro.

A fase qualitativa da pesquisa foi produzida pela Inesplorato e identificou, entre outros insights, que as ações colaborativas têm uma essência comum – isto é, independente do contexto, são caracterizadas por objetivos compartilhados, simetria de estrutura, alto grau de negociação, interatividade e interdependência – estes, juntos, formam os "cinco valores indispensáveis" para que a colaboração aconteça. A equipe então ilustrou cada um desses valores a partir de fábulas que foram contadas na infância e que, até hoje, são reproduzidas para as crianças. "Era uma vez…" propõe ainda uma reflexão se estamos realmente atentos aos valores que promovemos e cultivamos nas relações com amigos, familiares e sociedade.

As pesquisas anteriores do Gloob podem ser acessadas por meio da plataforma Gente. Entre elas, estão "Geração Alpha", de 2016, que trouxe as percepções das crianças nascidas a partir de 2010 sobre o ato de brincar, além de referências, contextos e mudanças para a vida em sociedade, e o "Infâncias", de 2017, que buscou investigar o conceito atual de infância com base em uma perspectiva histórica. Em fevereiro, o canal irá disponibilizar o "Era uma vez…" acompanhado de material complementar na mesma plataforma.

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante a pesquisa – que confirma o que a gente observa no dia a dia sobre os apetrechos tecnológicos, mas também alvissareiro ver/saber das citações (95%) sobre brincadeiras tradicionais! Muito bom saber do trabalho sobre "Colaboração"e os "cinco valores indispensáveis"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui