Net vislumbra canal 4K, mas não estipula prazo

A fase experimental para a transmissão da Rio-2016 por um canal do SporTV em Ultra HD (UHD), o 4K, pode ser mais do que mais um simples teste para a Net – vale lembrar que o mesmo já ocorreu por ocasião da Copa-2014 no Brasil. A operadora planeja, sim, incluir a oferta 4K no seu line-up e assim enriquecer seu portfólio de opção de canais, mas de acordo com o presidente da América Móvil Brasil, José Felix, ainda não há prazo definido. Entre as outras pendências para a entrada, há a questão do espaço em banda, uma vez que cada canal 4K ocuparia o espaço de pelo menos 3 canais HD ou de 10 canais digitais standard em compressão máxima.

Outro ponto diz respeito à definição de fornecedor de decoder – o modelo em exposição no estande da Net na ABTA é da Sagemcom, mas não há nada ainda oficial se este seria o único fornecedor. Para garantir a resolução da imagem (3840 x 2160 pixels), é necessário também um receptor de TV com a tecnologia – já há vários modelos à venda no mercado – e compatível com o padrão de codificação HEVC.

O que não falta, segundo Félix, é mesmo disponibilidade de conteúdo. "É claro que nosso parceiro para esse avanço de tecnologia seria a programadora Globosat", afirma o presidente da América Móvil no Brasil. A programadora fornecerá a programação do SporTV para a transmissão especial de Olimpíadas do Brasil, mas já conta com portfólio com quantidade de produção na tecnologia 4K. Basta ver as ofertas disponíveis no GlobosatPlay4k, app para smarTV, com oferta de esportes, programas especiais e também atrações de linha das grades dos canais da programadora – para a tecnologia a recomendação é de conexão de banda larga mínima de 25Mega.

Quando estreou o HD, a programadora entrou na tecnologia com o canal Globosat HD, que fazia um mix da programação com o que havia de seus vários canais em high-definition.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui