Marcelo Calero assume Secretaria de Cultura do MEC

Marcelo Calero (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Marcelo Calero será o secretário de Cultura do novo Ministério da Educação e Cultura. O diplomata deixa a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro para assumir a pasta no Governo Federal. Calero ingressou na carreira diplomática no Itamaraty em 2007. Em 2013, foi cedido à prefeitura do Rio para trabalhar na gestão do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e, desde o ano passado, está à frente da pasta de Cultura.

A extinção do Ministério da Cultura, com a sua incorporação à pasta da Educação, tem sido alvo de críticas do setor, levando à ocupação de órgãos federais por manifestantes em pelo menos dez capitais do país nos últimos dias. O presidente do Senado, Renan Calheiros, chegou a recomendar nesta quarta, 18, a recriação da pasta por meio de uma emenda à Medida Provisória que fez a reorganização ministerial.

A escolha de um nome para assumir a área também está dando trabalho ao novo governo. Criticado por montar uma equipe ministerial exclusivamente masculina, o presidente interino Michel Temer buscava uma mulher para assumir a Secretaria de Cultura. A consultora da área cultural e acadêmica ligada à FGV Eliane Costa, a ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão, a atriz Bruna Lombardi, a cantora Daniela Mercury e a jornalista e apresentadora Marília Gabriela disseram não ao convite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui