Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Belo Horizonte recebe a 3ª Mostra Cinemas do Brasil 

Belo Horizonte recebe a 3ª Mostra Cinemas do Brasil 

Art palácio (Foto: Gabriel Werneck)

Nos dias 4 e 5 de março sábado e domingo, Belo Horizonte recebe o projeto Mostra Cinemas do Brasil, que exibirá 30 filmes que homenageiam os cinemas de rua do país, enfocando a situação desses equipamentos sociais que, em grande parte, estão com as portas fechadas e, sobretudo, as impressões que eles deixaram na memória afetiva das pessoas. A mostra vai acontecer na Sala Gomes Leite da Casa do Jornalista, que fica na avenida Álvares Cabral, 400, Centro, BH.

O projeto Mostra Cinemas do Brasil foi idealizado e é coordenado por Eudaldo Monção Jr., da Memorabilia Filmes. O projeto tem curadoria de Eudaldo Monção Jr. e da jornalista Priscila Urpia. Em Belo Horizonte, será apresentado pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG), Instituto Humberto Mauro e Projeto Dona, das cineastas Sarah Hellen e Sofia Marinho.

Mais de 200 produções de todo o país, entre documentários, ficcionais e experimentais, se inscreveram na 3ª Mostra Cinemas do Brasil. Os curadores agruparam os filmes segundo vários recortes: diálogos com o cinema, cinema de rua e novas mídias, cinema em toda parte, memórias do cinema, por trás da tela, protagonistas de cinema, sessão proibida e subúrbio em transe.

Em Belo Horizonte, a programação original sofreu uma adaptação para que pudesse ser cumprida durante apenas dois dias, um sábado e um domingo, em uma maratona cinematográfica. 

A primeira mostra foi realizada em 2019 em 42 cidades brasileiras. A segunda, em 2020, se realizou no formato online e num drive-in em Sergipe. Depois de ficar disponível no canal da produtora na internet, em 2021 e 2022, essa terceira mostra está chegando presencialmente às cidades brasileiras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile