A plataforma Transforma cancelou, nesta terça, 1º de abril, a masterclass online e gratuita sobre o edital "Seleção TV Brasil", promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O evento, que contaria com a participação de Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC, foi alvo de críticas da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, que questionou a imparcialidade do evento.
A masterclass, que visava auxiliar profissionais do audiovisual a elaborar propostas para o edital da EBC, que prevê o valor de R$ 110 milhões para projetos de conteúdos audiovisuais para a TV Brasil, foi organizada pela plataforma Transforma. A Frente em Defesa da EBC questionou o fato de o curso ser ministrado pela diretora da EBC, responsável pela seleção dos projetos vencedores do edital.
"O evento configura-se em um claro e preocupante exemplo do que pode se enquadrar como conflito de interesses, onde a comunicação de informações relativas ao acesso a recursos públicos não está sendo realizada de forma republicana e transparente, conforme seria esperado", diz a nota da Frente.
A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública solicitou que a EBC tomasse as devidas providências para dirimir os efeitos da realização do evento, além de esclarecer em quais condições o convite foi aceito pela diretora Antonia Pellegrino. "Caso a aula se realize, é preciso garantir que esteja publicamente acessível a todos os interessados, em alguma plataforma ou canal público", afirmou a Frente.
A este noticiário, a Transforma apontou que o evento virtual seria público, realizado no Youtube, sem a necessidade de ser membro da plataforma.
Com a repercussão da nota da Frente, a plataforma Transforma cancelou o evento. Em comunicado, a Transforma informou que, por "motivos de força maior e fora de nosso controle", a masterclass foi cancelada. A plataforma anunciou um formulário para que os interessados enviem suas dúvidas sobre o edital da EBC, e que realizará uma mesa redonda com mentores da Transforma para esclarecer as principais questões. A gravação será enviada a todos os inscritos e ficará disponível gratuitamente na plataforma. O formulário está disponível aqui.
A EBC ou a frente em sua defesa não apontaram se realizarão a live sem a parceria.