O Projeto Paradiso anunciou um prêmio de distribuição a ser concedido durante o XX Panorama Internacional Coisa de Cinema. O prêmio, no valor de R$ 10 mil, será destinado a um longa-metragem apresentado no I Seminário de Exibição e tem como objetivo o investimento na distribuição da obra.
O I Seminário de Exibição, parte da programação do XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, será realizado entre os dias 3 e 9 de abril, no Cine Glauber Rocha, em Salvador/BA. Durante o evento, distribuidoras apresentarão filmes aos exibidores participantes.
O Prêmio Paradiso complementará a premiação concedida pela Associação dos Exibidores Brasileiros de Cinemas de Pequeno e Médio Porte (AEXIB), que garante a exibição em, no mínimo, 40 salas. O seminário reunirá convidados de diversas regiões, incluindo cinemas de pequeno e médio porte, em sua maioria associados à AEXIB, além de distribuidores e gestores públicos. Com 40 exibidores confirmados, representando cerca de 500 salas pelo país, o evento terá participação restrita a convidados e inscritos.
Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, declarou: "Nosso prêmio de distribuição foi concebido para atacar diretamente um dos gargalos do cinema nacional: o alcance de público. Ao financiar estratégias de distribuição para um filme selecionado pelos próprios exibidores, criamos um círculo virtuoso o recurso permite ampliar as ações de divulgação da obra, que por sua vez demonstra seu potencial comercial, incentivando mais salas a exibi-la. É uma intervenção prática que combina apoio financeiro com inteligência de mercado".
O Seminário conta com o apoio do Projeto Paradiso, Aliança Francesa Salvador, entre outras empresas, e integra a programação do Panorama Internacional Coisa de Cinema. Esta é a segunda premiação do Projeto Paradiso destinada ao apoio à distribuição em salas de cinema no Brasil. A primeira iniciativa ocorreu na Mostra de Cinema de São Paulo, com duas edições que premiaram os longas "Saudades Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges, em 2023, e "Malu", dirigido por Pedro Freire, no ano passado.
O Projeto Paradiso é uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento por meio de programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Com foco na internacionalização, o projeto atua em parceria com instituições no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais do audiovisual em diferentes fases da carreira. Desde 2019, o Projeto Paradiso beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual.