Globo amplia parceria com a B9 e lança spin-off do podcast "Mamilos"

Evoluindo sua parceria com a produtora B9, a Globo nesta quarta-feira, dia 1º de junho, o podcast "Crônicas de um Cuidado", um spin-off do "Mamilos" e primeiro título original produzido pelas duas empresas de forma conjunta, marcando um novo capítulo nessa história que já prevê novos lançamentos ainda neste ano. A estreia é um marco, que potencializa a bem-sucedida parceria comercial iniciada em março de 2021.  

A princípio, a parceria envolvia a operação conjunta dos podcasts "Mamilos" e "Braincast", com a participação da Globo na distribuição, comercialização, publicidade e promoção desses conteúdos. Ao longo de 2021, a relação evoluiu e acumulou cases de parcerias publicitárias, incluindo ações comerciais envolvendo storytelling, quebrando barreiras dos formatos tradicionais até então adotados e elevando o mercado brasileiro de podcasts a um novo universo de possibilidades de monetização.

Como exemplo, está a ação desenvolvida do "Mamilos" com a Puma, envolvendo um episódio especial com a participação da atriz Bruna Marquezine e a psicóloga na área de esporte Carla di Pierro com o tema síndrome da impostora. "O podcast tocou os ouvintes e virou trending topics no Twitter e gerou grande repercussão na mídia de forma orgânica, ganhando chamada de capa em vários sites. Além do sucesso no desenvolvimento do arco narrativo, a estratégia também envolveu ativações de sustentação digital integradas, como live, posts e chamadas nos podcasts anteriores, que contribuíram para todo esse sucesso", revela Fábio Silveira, Gerente de Produto Podcast da Globo. 

Focado em saúde mental, o "Crônicas de um Cuidado" nasce de uma minissérie de mesmo nome, produzida pelo "Mamilos" em novembro de 2021. Foram milhares de plays e centenas de retornos de ouvintes contando o quanto o conteúdo havia ajudado. "O 'Crônicas de um Cuidado' bebe na forma do 'Mamilos' olhar o mundo, mas esse podcast foi criado para ter sua própria personalidade", destaca a apresentadora Cris Bartis (foto). Com episódios semanais, o podcast já está disponível no Globoplay, B9 e nas principais plataformas de áudio. Dividido em dois blocos, traz depoimentos de histórias reais e recebe especialistas em saúde mental – psicólogos, terapeutas e psiquiatras – para aprofundar o tema. 

Crescimento no mercado de podcasts 

O lançamento de "Crônicas de um Cuidado" acontece de forma paralela à ascensão da penetração de podcasts no mercado brasileiro. De acordo com pesquisa desenvolvida entre Globo e IPEC, em 2021, o consumo de podcasts segue tendência de crescimento ao longo dos anos. A pesquisa aponta que 34.9 milhões de pessoas, com idades acima de 16 anos, afirmaram ouvir podcast em 2021, enquanto em 2020 o cenário era de 27.9 milhões. A Globo acompanha esse movimento: o consumo do catálogo de seus podcasts vem crescendo mês a mês desde janeiro com março sendo o seu melhor mês histórico de audiência até o momento. A comparação por trimestre 2022 x 2021 traz números ainda mais relevantes, com o crescimento de 93% de audiência e de 383% em receita.  

Essa ascensão tende a seguir em progressão ao longo do ano, com o aumento do portfólio e a chegada não só de novos títulos mas, principalmente, de novos públicos com grande potencial de convergência com a segmentação de títulos do catálogo. "Os resultados trazem ainda mais gás para seguirmos firmes e confiantes na missão de consolidar um portfólio grande e diverso de podcasts com foco em blockbusters, distribuídos no Globoplay e em outras plataformas parceiras de áudio. As parcerias – e a B9 tem um lugar muito especial aqui por ter sido um dos primeiros a apostar junto conosco nessa construção – são fundamentais para isso e nos permitem fomentar o mercado de criadores e produtoras com novas produções. Até o fim de 2022, vamos lançar mais de 20 novos podcasts, alguns deles marcarão a estreia de formadores de opinião de diferentes segmentos na podosfera e outros trarão apostas em novos formatos que ainda não distribuímos no mercado. Um movimento totalmente integrado à nossa missão de ajudar a popularizar ainda mais o podcast como formato no Brasil", finaliza Silveira. 

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