TVE Bahia exibe festival com músicos de sete países de língua portuguesa

Nesta sexta-feira, 3, às 21h30, a TVE Bahia exibirá ao vivo e com exclusividade o Festival Lusófonos, que vai reunir músicos populares de sete países de língua portuguesa. A curadoria, produção e apresentação estão por conta do ator e jornalista baiano Edu Coutinho, e da cantora, dançarina e atriz, Nara Couto. O projeto, de identidade visual teve a coordenação da TVE Bahia. O programa também será exibido em horário alternativo no sábado (4), às 19h30.

A atração, toda feita em casa durante o período de isolamento social, celebra a música do Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Portugal. "A lusofonia é um território marcado por diversidades e desigualdades. Cada país lusófono abriga muitos ritmos e também muitos idiomas que resistiram à colonização portuguesa. Se a língua de alguma forma nos une, é justo que a gente se escute mais. E a música pode ser uma porta para um longo caminho de aprendizado", comenta Edu Coutinho.

Lazzo Matumbi, Jussara Silveira, Ellen Oléria, Luciano Salvador Bahia, Zé Manoel e Ian Cardoso serão os representantes do Brasil no evento, que terá ainda como convidados os músicos Don Kikas (Angola), biLan (Cabo Verde), Marcia (Portugal), Lenna Bahule (Moçambique), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe), Maio Coopé (Guiné-Bissau). Cada artista apresenta uma canção de seu repertório, escolhida e gravada em casa especialmente para o festival. A viagem por diferentes países e culturas traz, em um tom de intimidade e simplicidade, mensagens dos artistas sobre o momento atual e suas experiências de enfrentamento à pandemia.

"Estamos muito felizes em reunir artistas de diferentes países da África e suas diásporas nesse festival. Acredito que conhecer a música de diferentes culturas é ter a compreensão de que existe uma memória genética, ancestral muito forte", afirma Nara Couto, que é também pesquisadora das culturas africanas e afro-brasileiras.

O festival dá continuidade ao trabalho de difusão da música feita nos países de língua portuguesa, desenvolvido desde 2016 pelo programa Lusófonos, produzido e apresentado há quatro anos por Edu Coutinho na Rádio Educadora FM. No ar sempre na primeira segunda-feira do mês, no Especial das Seis, o programa terá em breve novidades para os ouvintes. "Apesar da pandemia, muitos trabalhos têm sido lançados virtualmente pelos artistas, sobretudo no formato 'single'. Os ouvintes podem esperar muita música fresquinha. Vem aí uma leva de produções feitas 'na' e 'pós' pandemia", garante Edu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui