Veículos de televisão, internet, rádio e mídia impressa se unem para lançar "Fato ou Fake", campanha contra fake news

Com a chegada das eleições, combater a disseminação de notícias falsas é cada vez mais urgente. Dentro desse contexto, os veículos Globo, GloboNews, G1, O Globo, Extra, Época, Valor e CBN se uniram para lançar "Fato ou Fake", ação que tem como objetivo apurar o que é real e o que é falso e alertar o público sobre essas informações de fontes duvidosas.

Como primeira medida do projeto, jornalistas dos oito veículos envolvidos farão um monitoramento diário, especialmente nas redes sociais, para identificar postagens e mensagens muito compartilhadas e apurar se elas são verdadeiras ou falsas. A partir daí, todas as redações poderão exibir, publicar ou transmitir matérias com o conteúdo dessas checagens, que levarão o selo de "Fato", "Fake" ou "Não é Bem Assim".

Além do envolvimento dos profissionais, haverá ainda um robô no Facebook e no Twitter à disposição do público, que poderá perguntar se determinada notícia procede – mas essa atividade só é válida para manchetes que já foram checadas pelos jornalistas do projeto.

1 COMENTÁRIO

  1. kkkkkkkkkk parece piada ne? os principais veiculos que manipulam noticias e espalham fake news vao virar "justiceiros da verdade". so no Brasil mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui