Com novo streaming, SBT quer produzir originais e trabalhar com produtoras independentes

Carolina Gazal, diretora de conteúdo do SBT (Foto: João Raposo)

O SBT lançará no dia 18 de agosto o +SBT, sua plataforma de streaming própria que combinará canais FAST, programação ao vivo e conteúdo sob demanda de forma 100% gratuita, sem limite de telas ou necessidade de realizar login. Com fácil acesso, o +SBT estará disponível em celulares (Android e iOS), computadores, tablets, TVs conectadas (smart TVs) das marcas Samsung e LG, espelhamento de tela via Chromecast e Google TV e aparelhos com sistema operacional Android TV. Grupo Boticário, Seara, Caixa, Coca-Cola e Unilever são as marcas parceiras neste momento de lançamento

Falando na programação, foram criados exclusivamente para a plataforma dez canais FAST – cada um com linguagem e identidade própria e uma programação específica, de acordo com seu público. São eles: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn. Além disso, há um grande braço de catálogo on demand, que inclui programas já transmitidos pelo SBT, como "Show do Milhão", "De Frente com Gabi", "Programa Livre" e "Fantasia"; séries e filmes internacionais, como "Albert Nobbs", "Dr Who", "H2O Meninas Sereias", "Haven" e "Citas Barcelona"; novelas de sucesso da emissora, como "As Aventuras de Poliana" e "Cúmplices de um Resgate"; e programas atuais, como "Sabadou com Virginia", "Circo do Tiru", "É Tudo Nosso!" e o "Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel". 

"Nesse processo de desenvolvimento do serviço, pensamos muito sobre o que faria o povo brasileiro baixar mais uma plataforma mediante ao tanto de conteúdo que está disponível hoje em dia", pontuou Carolina Gazal, diretora de conteúdo, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta, 1º. "Para ter essa resposta, nossa equipe mergulhou em pesquisas e dados para entender o que o povo brasileiro quer e precisa. Dentro dessa investigação detalhada e profunda, conseguimos encontrar um propósito claro: temos como missão ajudar a vida do brasileiro a ficar melhor. Nosso conteúdo está sendo pensado, montado, curado, escolhido e produzido com essa finalidade. Tem conteúdo para toda a família, inclusive para a criança, em um ambiente seguro e sem intervenção de algoritmo. Pensamos em qualidade e relevância".

Parcerias com grandes estúdios e produtoras independentes 

Gazal contou que o grupo está fechando parcerias com estúdios nacionais e internacionais – mais de dez até agora – para trazer conteúdos para a plataforma. Entre os parceiros, estão empresas como BBC, Encripta, O2 Filmes e Cisneros. "Queremos movimentar a indústria do audiovisual no Brasil – isso também é uma das nossas missões. Para 2025, vamos fazer novas parcerias com produtoras independentes e menores. Sabemos que isso é importante para o mercado", enfatizou. 

Novo braço de produção original 

A executiva ainda afirmou que o SBT sabe da importância da presença de conteúdos originais nos catálogos das plataformas. "Essa é uma necessidade e uma demanda do público, e por isso estamos abrindo uma nova marca de trabalho chamada 'Original +SBT'. Isso gera emprego, treinamento e fomenta a indústria audiovisual. É importante para todos nós", declarou. 

Entre esses conteúdos originais inéditos está a "Coleção SBT", uma franquia de documentários em formato de série que irá mergulhar nos bastidores e na trajetória dos artistas que brilharam ou ainda brilham na tela do SBT. Essas séries irão celebrar personalidades como Silvio Santos, Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Augusto Liberato (Gugu) e Christina Rocha, ao contar suas histórias inspiradoras e revelações inéditas. "Fizemos uma pesquisa para selecionar os nomes e vamos contar as histórias desses artistas de forma transparente, verdadeira e honesta. Sabemos que as pessoas erram – e não há nenhum problema nisso", disse Gazal. Segundo a diretora, foram feitas mais de mil horas de pesquisa para a "Coleção SBT", que trará 420 depoimentos inéditos – aqui, vale ressaltar que participam inclusive nomes de outras emissoras, como Marcos Mion, Fabio Porchat e Luciano Huck. 

Entre os títulos dessa franquia já anunciados estão "Cazalbé, O Herdeiro da Graça", com direção de Michael Ukstin e roteiro de Eli Ramos, e "Hebe, A Cara da Coragem", também com direção de Michael Ukstin e roteiro de Maria Eugênia Castilho. O primeiro episódio de "Cazalbé, O Herdeiro da Graça" também será exibido na TV e YouTube, além de estar disponível no Catálogo do +SBT. Já o primeiro episódio de "Hebe, A Cara da Coragem" será exibido no canal +Pop e estará disponível no YouTube, além de ser exibido na TV. Depois, entrará para o Catálogo do +SBT. 

Para as crianças, as apostas são a nova série infantil "O Picapau Amarelo", baseada na obra de Monteiro Lobato, e "A Pracinha", uma espécie de spin-off de "A Praça é Nossa" feito com crianças e produzido em parceria com a Casa de Cultura Manoel de Nobrega. 

Já entre as estreias e especiais programados para os canais FAST já em agosto está "Vida em Números", que vai ao ar aos sábados, às 18h30, no +Informação. No programa, Aparecida Liberato traz toda a sua experiência em numerologia. A cada semana, ela recebe um convidado para um bate-papo sobre números, energia, autoconhecimento e mais. O talkshow também terá uma versão em podcast. 

Além dos originais da "Coleção SBT", outras novidades estarão disponíveis no +Pop, aos sábados. Às 20h30, a jornalista Madalena Bonfiglioli apresenta os episódios da série "Amores que Enganam", uma parceria com o Lifetime, que conta com a participação dos atores brasileiros Duda Nagle e Sophia Abrahão em um dos episódios da primeira temporada.

"E vem muito mais por aí. Iremos trabalhar com dramaturgia, comédia, ficção… São muitas oportunidades para 2025, com produtos produzidos no próprio SBT, aproveitando nossa estrutura", adiantou a diretora. Em relação aos conteúdos do +SBT, a diretoria de transformação digital, do diretor Roberto Grosman, é o núcleo responsável pela iniciativa, enquanto a área de novos negócios e licenciamento gerencia a negociação de títulos. Haverá novidades na plataforma toda quinta-feira e lançamentos mensais de conteúdos originais

"Conflito" de conteúdos 

Vale dizer que, com o lançamento do +SBT, alguns títulos do canal passarão a estar disponíveis em mais de uma janela – é o caso da novela "Rebelde", que foi exibida no Brasil originalmente pelo SBT e que hoje está disponível no Globoplay, e "Chiquititas", outra novela da casa que, atualmente, está no catálogo da Netflix, onde inclusive soma excelentes números de visualizações e frequentemente figura entre os conteúdos mais vistos do serviço.

Nesse sentido, Gazal comentou: "O conteúdo precisa ser multi, isto é, precisa estar disponível. Acreditamos que a audiência multiplica, e não divide. Alguns contratos a gente tem já com outras plataformas e respeita. E entendemos que, sim, audiências são complementares. Uma pessoa que assiste a determinado conteúdo na Disney talvez não consiga ver na TV, e outra pessoa que assiste na TV talvez não possa pagar uma assinatura de streaming, e aí vai rever de graça no +SBT depois. Existe espaço para disponibilizar o conteúdo em outras plataformas – claro que com estratégia, pensando no negócio, justamente nessa audiência complementar". E acrescentou: "Já fazemos esse trabalho há muito tempo, com muito cuidado. Toda nossa experiência trabalhando há dez anos com o YouTube e outras parcerias, como Netflix e Prime Video, nos trouxe esse know-how para entendermos que uma coisa não invalida a outra". 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui