Nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, o SBT promoveu um evento em São Paulo para apresentar os detalhes do +SBT, sua plataforma de streaming que será lançada oficialmente em 18 de agosto – véspera do aniversário de 43 anos da emissora – e cuja versão beta já pode ser baixada. O evento foi apresentado por César Filho, jornalista do canal. “O +SBT é um passo para o futuro dado por essa emissora que tem um passado brilhante”, afirmou Filho na abertura. Com o compromisso de democratizar o entretenimento audiovisual, o +SBT oferecerá, além de programas consagrados da emissora, um catálogo variado on demand, canais FAST e acesso à programação ao vivo, sem custo e sem limitações de tela.
Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e vice-presidente do SBT, começou sua fala agradecendo as marcas parceiras – Grupo Boticário, Seara, Caixa, Coca-Cola e Unilever – que adquiriram as primeiras cotas de patrocínio do streaming, antes mesmo de seu lançamento oficial: “Elas acreditaram no projeto enquanto ele ainda era bem embrionário, então agradeço muito a elas e desejo que os resultados superem suas expectativas. Para que o +SBT seja de graça, precisamos dos nossos parceiros do mercado anunciante. E esses cinco foram os primeiros a acreditar”. Na ocasião do anúncio das cotas de patrocínio, elas rapidamente foram comercializadas e formou-se uma fila de espera, que em breve deve contemplar outras marcas também.
Durante as falas dos executivos da emissora, ficou claro que ela bebeu muito da fonte da Netflix para criar sua própria plataforma. Menções ao serviço global foram feitas diversas vezes. Beyruti, por exemplo, disse: “Não somos a Netflix porque a Netflix não é de graça e tem suas próprias características. Mas gostaria e espero muito que o +SBT seja tão fácil de usar quanto a Netflix é”. Ela também respondeu a uma pergunta importante: por que o SBT está lançando sua plataforma de streaming própria só agora?. E avaliou: “Nos últimos anos, fomos sendo impactados pela forma que o mundo mudou e todo mundo se digitalizou. Na verdade, nós já estamos no digital há muito tempo. Fomos um dos primeiros parceiros do YouTube no Brasil e hoje somos um dos maiores canais do YouTube no país e no mundo. Nossas novelas já estão em parceiros, como Netflix e Prime Video, e mais recentemente no Disney+, mas ainda assim queríamos algo que fosse só nosso. Ao longo desses anos, com os conteúdos nessas outras plataformas, fomos entendendo a necessidade de ter uma plataforma nossa, com as nossas características. E que o público pudesse assistir ao vivo, mas também ver conteúdos antigos, novos, exclusivos, filmes e séries, tudo num lugar só, e de qualquer lugar, da forma que quiser”.
Funcionalidades e segurança
Cada conta SBT permitirá a criação de até cinco perfis, que podem ter suas listas de vídeos/episódios e títulos personalizados. Também há a opção de criar perfis infantis com uma interface simplificada, restrição para programas com classificação de até 12 anos e controles parentais para definir limites de classificação indicativa e um PIN de quatro dígitos para restringir o acesso ao perfil.?
Oportunidades comerciais
Em termos de publicidade, o +SBT tem uma equipe de vendas consultiva que adequa a oferta para o anunciante a fim de atender os seus objetivos de campanhas de forma personalizada. Entre as opções, estão formatos de vídeo com foco no varejo (CTA ou QR code), que poderão ser negociados diretamente ou programaticamente, e branded content, como vinheta FAST ao vivo (linear), entertainment, ações de merchandising, naming rights e merchan break FAST ao vivo (linear).
Facilidade, democratização e conteúdo
Roberto Grosman, diretor de transformação digital do SBT, contou que o grupo trabalha no projeto há bastante tempo, e que sempre teve em mente que precisava ser uma plataforma “fácil de usar e divertida de navegar”. Segundo o diretor, as empresas partem de diferentes formas para criar seus produtos digitais – elas pensam nos seus ativos próprios e na concorrência, por exemplo. Mas, no caso do SBT, todo o desenvolvimento do produto se deu de forma a valorizar e contemplar o povo brasileiro. “Nosso grande objetivo é carregar esse legado e construir uma plataforma totalmente dedicada ao povo brasileiro”, ressaltou o executivo, que detalhou que, para isso, foram estabelecidos três grandes pilares: facilidade de uso, democratização do acesso e conteúdo relevante.
“Hoje em dia, muitas plataformas são difíceis de usar. Elas pedem login, senha, conexão com a operadora… O +SBT não tem nada disso. É só entrar que ele já está funcionando. E, para além dessa facilidade de conectar, pensamos também em uma interface simples. Seremos ainda mais fáceis de navegar do que a Netflix. É tudo muito claro e objetivo, e o público rapidamente vai encontrar os canais, os conteúdos de catálogo e a programação ao vivo”, garantiu.
O outro pilar, que destaca a democratização do acesso, passa não somente por criar um serviço gratuito – “fizemos questão que fosse de graça porque o SBT é essencialmente democrático e acredita que conteúdo e informação relevante precisam e devem ser levados para todos os brasileiros”, defendeu Grosman – mas também por prestar atenção em como as pessoas vão acessar. “Democratizar o acesso também é levar a plataforma para todos os lugares em que os brasileiros estão. Já no lançamento, ela estará em celulares – Android e iOS – Internet e nas principais TVs conectadas, como Google, Samsung e LG, além do Chrome Cast”, citou.
E o terceiro pilar, o conteúdo, deve tratar não apenas da qualidade, mas também das formas de acessar. Nesse sentido, ele explicou que a plataforma terá por exemplo os canais FAST ao vivo, com programação linear. São dez ao todo, criados especialmente para o serviço: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn. “É uma grande tendência. Os canais FAST estão crescendo no mundo todo”, enfatizou. Completam a programação os conteúdos de catálogo, que podem ser consumidos sob demanda, como novelas, filmes e séries, além, é claro, do sinal aberto do próprio SBT.
sbt canal da família