Em sua 50ª edição, Festival de Brasília terá Ambiente de Mercado

Em sua 50ª edição, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro promoverá diálogos com produtores, programadores, agentes de vendas, distribuidores e exibidores por meio do Ambiente de Mercado. A iniciativa terá a articulação do CONNE – Centro-Oeste, Norte e Nordeste, consolidando o FBCB como o pólo articulador de políticas regionais e nacionais, coordenador de políticas para o audiovisual. A ação será realizada de 20 a 22 de setembro. As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até 1º de setembro no site do Festival.

O Ambiente de Mercado tem como coordenadora geral Ana Arruda; Alfredo Manevy, como coordenador de programação; Alexandre Costa e Micaela Neiva são os produtores.

A ação contará com representantes de eventos nacionais e internacionais, como o Ventana Sur (Argentina) e Rio Content Market (Brasil) e players de importantes canais de TV e distribuidoras como O2 Play, Canal Brasil, CineBrasil TV, os canais Arte 1, History, A&E, Lifetime e H2, as distribuidoras: Elo Company, Box Brazil, dentre outros.

Ao longo de três dias serão realizadas atividades relacionadas à distribuição e comercialização de conteúdos para TV, cinema, VOD, internet e novas mídias. A programação irá englobar "Conversas com Players", "Pitchings Abertos", "Painéis" e "Clínica de Projetos". Neste primeiro momento, as inscrições serão focadas para a "Clínicas de Projetos" e para os "Pitchings Abertos".

A "Clínica de Projetos" selecionará 12 projetos não finalizados, seja para cinema ou televisão, que receberão o atendimento de quatro consultores nas seguintes áreas: "Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV", "Formatação de projetos para vendas internacionais", "Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas", "Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição".

Enquanto os "Pitchings Abertos" irão fortalecer seis trabalhos inscritos, identificando afinidades e sugerindo estratégias a serem adotadas. Os selecionados terão cinco minutos para defesa oral dos projetos diante de uma banca de agentes de festivais de cinema, distribuidoras ou de canais de TV. Ao final de cada apresentação, a banca fará comentários com indicação de caminhos aos realizadores. Os selecionados irão concorrer a prêmios de intercâmbio em eventos nacionais e internacionais de mercado para aprimoramento e ampliação de negócios e oportunidades.

A parceria com a VentanaSur (Argentina) premiará os melhores projetos de "Pitching Abertos" com credencial para a próxima edição do evento e participação em atividades formativas e de pitching em escala internacional. A BRAVI (Associação Brasil Audiovisual Independente) também premiará os melhores projetos de pitching para participação no Rio Content Market 2018. O Sebrae é parceiro fundamental no intuito de promover novas oportunidades de negócios e aprimoramento profissional aos premiados, oferecendo o Prêmio Sebrae focado em projetos do DF para participação nos eventos citados.

O Ambiente de Mercado ainda terá dois eixos: a "Conversa com Players" irá oferecer palestras para apresentar a linha editorial/curatorial da empresa, canal ou festival, demandas e formas de apresentação de conteúdos para aquisição. Os "Painéis" também integrarão o Ambiente de Mercado com conteúdo informativo sobre o setor audiovisual brasileiro. Serão conduzidos por players do mercado, autoridades e profissionais de referência, tendo como foco a comercialização e negociação de conteúdos audiovisuais, fomento e financiamento no setor, coproduções e estratégias de distribuição e debates sobre as tendências do mercado.

Os "Painéis" irão contemplar temáticas importantes para o contexto atual político e econômico da indústria do audiovisual no Brasil. Estarão presentes no evento entidades, eventos de mercado, associações e profissionais de diversas regiões e de outros países, tais como CONNE, Aprocine, BRAVI, MAC, SAPPI, Nordeste Lab, BRLab, Ancine, MinC, ABRAGames, Era Transmídia, Programa Conexão Cultura (Secult/DF) e TVs públicas (TV Minas, IRDEB, TV Câmara, TV Justiça, TV Senado,TV Brasil), dentre outros convidados.

Veja a programação do Ambiente de Mercado:

De 20 a 22 de setembro, no Centro Cultural do Hotel Meliá. Entrada franca mediante inscrição no site do FBCB.

20/09 – Quarta-feira

Abertura oficial – 9h

Painel 1 – Construindo a força audiovisual do Centro-oeste, Norte e Nordeste (CONNE) – 10h às 12h
Guilherme Reis [Secretário de Cultura do DF]
Débora Ivanov [Diretora Presidente Interina da Ancine]
Renato Barbieri [Diretor CONNE – CO]
Jorane Castro [Diretora CONNE – N]
Wolney Oliveira [Diretor CONNE – NE]
Sergio Sá Leitão [MinC]
Vladimir Carvalho [Fundação Cinememória]
Roberto Muniz [Senador da República]
Demais entidades convidadas.
Mediação: Marcus Ligocki [CONNE – CO]

Painel 2 – Distribuição e audiências segmentadas – 14h30 às 16h
Fábio Lima [Sofá Digital]
Krishna Mahon [History, A&E, Lifetime e H2]
Luciano Cury [Arte 1]
Provocador: Mauro Garcia [BRAVI]

Painel 3 – Fomento e financiamento do audiovisual: desafios e oportunidades – 16h às 18h
Débora Ivanov [Ancine]
Luciane Gorgulho [BNDES]
Thiago Rocha [FAC/DF]
Provocador: Alfredo Manevy [Ambiente de Mercado – FBCB]

Happy Hour com a LIC/Secult-DF – 18h00

21/09 – Quinta-feira

Conversa com Players – 10h às 18h
Arte 1| Luciano Cury
Box Brazil| Ramiro Azevedo
Canal Brasil| André Saddy
CineBrasil TV | Maria Rita Nepomuceno
Elo Company|Bárbara Sturm
Globonews |Renée Castelo Branco
Globo Filmes | Simone Oliveira
History, A&E, LifeTime e H2 |Krishna Mahon
O2 Play| Igor Kupstas

Happy Hour com Canal Brasil – 18h

22/09 – Sexta-feira

Painel 4 – Movimentando o mercado: A importância dos encontros de negócios para a cadeia produtiva do audiovisual – 9h às 11h
Carla Esmeralda [RioContentMarket]
Daniela Fernandes [NordesteLab]
Lidiana Reis [SAPPI]
Wolney Oliveira [MAC]
Provocadora: Ana Arruda [Ambiente de Mercado – FBCB]

Painel 5 – Conexões: Estratégias de internacionalização  – 11h às 12h30
Eduardo Raccah [consultor]
Maria Nuñez [Ventana Sur]
Mariana Soares [Secult/DF]
Mary Morita [Brazilian Content – BRAVI]
Provocadora: Ana Julia Cabral [Ancine]

Clínicas de projetos – 9h às 12h
Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV => Mariana Brasil
Formatação de projetos para vendas internacionais => Rafael Sampaio
Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas=> Rodrigo Terra
Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição => Ana Paula da Silva
Um dia com a Ancine => representantes da Agência Nacional de Cinema

Pitchings abertos  – 15h às 17h
Seis projetos selecionados
Banca de análise:
Bárbara Sturm (Canal Curta!) | Carla Esmeralda (RioContentMarket) |
Maria Nuñez (Ventana Sur) |Maria Rita Nepomuceno (CineBrasilTV)
Mariana Brasil (consultora) | Rebeca Mafra (Canal Brasil) | Rafael Sampaio (BRLab)

Painel 6 – A TV pública como espaço de qualificação para a produção audiovisual independente – 14h30 às 16h
IRDEB-BA
TV Brasil [EBC]
TV Câmara
TV Justiça
TV Minas
TV Senado

Painel 7- Tendências audiovisuais: Video ondemand [VOD], múltiplas telas e realidade virtual – 16h às 18h
Alê Machado [ 44toons / Abragames]
Igor Kupstas [O2 Play]
Rodrigo Terra [Era Transmidia]
Provocadora: Ana Arruda [Ambiente de Mercado – FBCB]

Happy Hour com Programa Conexão Cultura-Secult/DF

Atividade formativa
Oficina de pitching com André Leão e Alice Lanari – De 19/9 a 21/9
Atividade direcionada aos representantes dos projetos selecionados para os pitchings abertos e participantes do Programa Conexão Cultura.

Mais informações podem ser obtidas no site www.festivaldebrasilia.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui