TV paga passa jornal e já é segunda mídia do país

No primeiro semestre de 2003, a indústria de TV por assinatura ultrapassou em receita o segmento de jornais no ranking das mídias nacionais, tomando o segundo lugar, abaixo apenas da TV aberta. Em 2002, os jornais faturaram cerca de R$ 3,198 bilhões (valor estimado), contra R$ 3,183 bilhões da TV por assinatura, configurando um empate técnico. Para 2003, a estimativa é de que os jornais faturem R$ 3,274 bilhões, enquanto a TV paga deve passar a R$ 3,650 bilhões. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 1º, durante entrevista de lançamento do Congresso ABTA 2003, que acontece na próxima semana do dia 7 ao 9 de outubro. Ainda segundo os dados obtidos junto à ABTA, ANJ/Singular, ANER, Projeto Inter Meios e fontes independentes, a TV por assinatura fechará 2003 com um faturamento equivalente a 60% da TV aberta, que deve ser de R$ 5,94 bilhões. "É um feito para uma indústria de pouco mais de dez anos", comentou Leila Lória, presidente da ABTA.

Balanço

O Congresso ABTA 2003 fará uma avaliação da situação atual do mercado de TV por assinatura, passado um ano das discussões sobre o novo modelo. Na opinião de Leila Loria, os resultados foram muito positivos. "Em um ano de recessão, conseguimos manter a base estável (de assinantes), o que é muito positivo. Também equacionamos a questão da relação entre programadores e operadores, e o governo reconhece que temos um papel importante na inclusão digital, pois nossas redes atingem 20 milhões de domicílios, levam os canais públicos obrigatórios, banda larga etc". O evento será aberto no dia 7 às 9h00 pelo ministro Miro Teixeira. Também confirmaram presença o presidente e o vice-presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura e Antonio C. Valente, o executivo de TV José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), o VP executivo da News Corp, Rômulo Pontual, o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, o CEO da Net Serviços, Francisco Valim e mais cerca de 90 palestrantes e debatedores. Informações pelo telefone (11) 3120-2351, pelo e-mail info@convergeeventos ou pelo site www.abta2003.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui