Colombianos estão no FAM pelo Fundo para o Desenvolvimento Cinematográfico

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2019, está na lista de Festivais e Eventos de Cinema aprovados pelo Conselho Nacional de Artes e Cultura Cinematográfica da Colômbia – CNACC para a aplicação de estímulos automáticos do Fundo de Desenvolvimento Cinematográfico – FDC, que destina incentivos para a participação em oficinas de formação, encontros, mercados e festivais de cinema nacionais e internacionais. 

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas do FAM 2019, os projetos participantes do Encontro de Coprodução do Mercosul 2019 e os estudantes do Rally Universitário Floripa estão em Florianópolis graças ao apoio do FDC. 

Neste ano, a presença da Colômbia no FAM é expressiva. O país está com um filme na Mostra Longas Ficção ("Niña Errante", de Rubén Mendoza); um filme convidado (a coprodução Brasil-Colômbia-França "Los Silencios", de Beatriz Seigner); três produções na Mostra Curtas Mercosul ("Ausencia", de Andrés Tudela; "Destierra", de Juan David Mejía Vásquez; e "Por Ahora Un Cuento", de Carla Melo Gampert); uma coprodução na Mostra Infanto-Juvenil ("Mi Amigo Nayem", da Colômbia-Argélia, de Sergio Sánchez Álvarez); um filme na Mostra Videoclipe ("Juegos", dos Los Makenzy, direção de Alvaro D. Ruiz); e dois projetos na Mostra Work in Progress, destinada a filmes ainda não-finalizados ("El film justifica los medios", de Juan Jacobo Del Castillo, em coprodução com o México, e "El Árbol Rojo", de Joan Gómez Endara). 

Além disso, três estudantes colombianos estão em Santa Catarina para participarem do Rally Universitário – como Hanna Valentina Gomez, da Universidad Uniminuto -, programa no qual os alunos vindos de diferentes países da América Latina são divididos em equipes e têm 100 horas para produzirem um curta-metragem. Nesta edição, o tema é Afeto e Sobrevivência. Por fim, profissionais de diferentes áreas do audiovisual do país também vieram ao festival para participarem de seminários, palestras e oficinas – é o caso do cineasta Rúben Mendoza, que ministrou uma palestra sobre a montagem como a última escrita e diálogo final da escrita cinematográfica.

O Fundo de Desenvolvimento Cinematográfico foi criado em 2003 pela lei 814, mais conhecida como a Lei do Cinema na Colômbia, e o CNACC é encarregado de administrar o destino dos recursos do FDC e a Proímagenes Colômbia é responsável por coletar, administrar e executar esses projetos. Por meio dos Estímulos, o CNACC procura apoiar a formação em Festivais de Cinema e formação especializada para a indústria cinematográfica. Os projetos são submetidos a avaliação de comitês do CNACC e os que cumprirem os requisitos recebem aporte financeiro para custos específicos, como deslocamento e materiais, por exemplo. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui