O CurtaLab – Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens, iniciativa voltada para profissionais do audiovisual em início de carreira, abrirá inscrições gratuitas para a sua terceira edição. Os encontros acontecerão entre os dias 22 e 25 de abril, no Recife e, pela primeira vez, pessoas de todos os estados do Norte e do Nordeste com projetos de curtas-metragens em desenvolvimento ou em pós-produção poderão participar presencialmente. Para os selecionados de fora de Pernambuco, o custeio do transporte aéreo, da alimentação e hospedagem durante o evento será oferecido. As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de abril. Outra modalidade, exclusiva para residentes de Pernambuco, possibilitará aplicar para uma vaga sem que haja pré-requisito de um projeto, até o dia 11 de abril. Todas as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site do evento.
Idealizado por Enock Carvalho e Matheus Farias, diretores, roteiristas e produtores pernambucanos com experiência no audiovisual, o CurtaLab surgiu em 2021 com o intuito de oferecer um laboratório intensivo para artistas em início de carreira com foco nas principais áreas para a realização de curtas-metragens. Nos encontros, os participantes terão acesso a aulas, troca de experiências com profissionais da área e rodas de conversa, entre outras ações formativas.
Modalidades
Para participantes selecionados com projetos, 12 vagas serão oferecidas e os selecionados terão acesso, além de todas as atividades do laboratório, a consultorias voltadas para os seus filmes, conduzidas por cinco profissionais convidados. Este ano, propostas de todos os estados do Norte e Nordeste poderão ser inscritas. Selecionados de fora de Pernambuco contarão com transporte aéreo, hospedagem e alimentação viabilizados pelo CurtaLab, durante os dias de realização do evento.
A segunda modalidade, que contempla 18 vagas, será voltada para pessoas sem projetos de curtas-metragens e será exclusiva para residentes em Pernambuco. Os participantes terão acesso a todas as atividades do CurtaLab, exceto às consultorias. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de abril. Ao todo, o evento contará com 30 selecionados.
Durante os quatro dias de imersão do CurtaLab, diversos temas serão abordados, das principais etapas da criação dos filmes, com um enfoque mais robusto na área de roteiro. Segundo Carvalho e Farias, por se tratar da base dos projetos, a escrita e o desenvolvimento do roteiro serão aprofundadas, além das aulas, nos Encontros de Desenvolvimento (para os participantes selecionados com projetos), nas aulas e no ciclo Conversas de Cinema, cujos convidados serão diretores e roteiristas com experiência que compartilharão suas experiências.
O projeto conta com produção executiva de Rose Lima e coordenação de produção de Arícia Alves. O 3º CurtaLab – Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens é uma realização da Gatopardo e conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Funcultura Audiovisual, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.