A brasileira EiTV, por meio de sua subsidiária nos Estados Unidos, participa do NAB Show 2025 para o lançamento de um conjunto de soluções para a otimização da transmissão, operações e suporte à transição para a DTV+ (TV 3.0).
O portfólio de soluções inclui o EiTV Lab Station (ATSC 3.0 Broadcast Stream Generator), ferramenta para gerar e entregar sinais ATSC 3.0, facilitando testes, validação e desenvolvimento; o EiTV ATSC 3.0 Analyzer Box, solução de monitoramento, análise e validação de sinais ATSC 1.0 e ATSC 3.0; e o EiTV Broadcast App Automation Suite, plataforma que permite às emissoras criar e distribuir aplicativos interativos compatíveis com os padrões ATSC 3.0 e DTV Play.
A empresa também irá apresentar um aplicativo para o processamento e exibição de alertas de emergência (AEA), desenvolvido em parceria com a emissora de tv NMPBS (Emissora de TV Pública do Novo México), dos Estados Unidos, e compatível tanto com o padrão ATSC 3.0 como com a DTV+ (TV 3.0). Os alertas são emitidos pelas autoridades federais, estaduais e locais autorizadas dos Estados Unidos para fornecer informações importantes de emergência para a população.
O lançamento da EiTV no NAB Show – stand número W3472 – faz parte da estratégia da empresa brasileira em expandir a sua presença no exterior. Em agosto de 2022 inaugurou sua unidade em Orlando/FL, para se aproximar das inovações que estavam em desenvolvimento para o padrão ATSC 3.0, escolhido pelo governo brasileiro como base para colocar a TV 3.0 em operação em todo o território nacional.
Segundo Rodrigo Cascão Araújo, CEO da EiTV, as tecnologias da empresa brasileira já foram implementadas em dez emissoras nos Estados Unidos e em mais de 200 emissoras brasileiras. "O nosso portfólio é fruto de 20 anos de contribuição de nossa parte para a TV 2.0 e a TV 2.5 no Brasil, com centenas de implementações de sucesso. Nossa meta para 2025 é chegar ao final do ano com pelo menos 50 emissoras utilizando a nossa tecnologia de TV 3.0. Para isso, estamos fortalecendo o nosso laboratório de desenvolvimento, que conta com profissionais no Brasil e EUA."
As soluções da EiTV foram projetadas para atender toda a operação da TV 3.0, incluindo soluções para encoding, packaging, encryption, signaling, delivery, captioning, electronic service guide, interactive applications, broadcast gateway, scheduler, analyzer, recorder e player, que serão necessárias para viabilizar uma operação de TV aberta no padrão 3.0.
Rodrigo Cascão irá representar a EiTV no painel "Da Teoria à Prática: Soluções Tecnológicas para o DTV+", que terá a participação de Boris Kauffmann, arquiteto de Soluções Especialista em Broadcast na Amazon Web Services (AWS); e Gunnar Bedicks, CTO da Seja Digital. A moderação será de Mauricio Felix, diretor executivo de Tecnologia, Globo. O painel será às 8h20 (horário local) do dia 6 de abril, abertura do SET:30 no NAB Show 2025.
Rodrigo Cascão também participa do painel DTV+ no SET Connection Latina America no dia 6 de abril às 18h15min, horário local, com a participação de Guilherme Silva, executivo da CIS Group (Exec Chairman) e CEO da BeTV, com a moderação de Ana Eliza Faria e Silva, gerente sênior do Regulatório de Tecnologia da Globo.