A TV Globo completará 60 anos no mês de abril. A celebração contará com 60 horas de uma programação especial, que exibirá entre os dias 25 e 28 de abril e percorrerá o passado, o presente e o futuro da televisão, em um fim de semana repleto de homenagens.
Após uma maratona de atrações especiais, quadros temáticos nos programas da casa e estreias, a comemoração atingirá o ápice na segunda, 28, com o "Show 60 Anos", uma superprodução com mais de 400 talentos envolvidos, que farão parte de encontros no maior show já produzido pela Globo. Com direção artística de Antonia Prado e direção de gênero de Monica Almeida, que lideram um time formado majoritariamente por mulheres, o show será ao vivo, com segmentos pré-gravados. Será um convite para o público reviver cenas icônicas e conhecer, em primeira mão, passagens inéditas que reafirmam a magia do audiovisual brasileiro.
"O show é um tributo à televisão e tem o público como protagonista. A gente sempre pensa no que as pessoas querem ver e rever, de que forma a gente pode agradecer e comemorar com elas. O conceito de encontro, de sermos praça pública, que é tão presente na TV aberta, também estará no show", comentou Antonia Prado, a Toca, diretora artística do "Show 60 Anos", em coletiva de imprensa realizada nesta quarta, 2. "Vamos olhar para o passado, claro, mas também para a frente. Para como podemos criar novas histórias. O conceito do encontro permeou bastante a nossa criação", acrescentou.
Monica Almeida, diretora de gênero, explicou que o ponto de partida para a criação do show foi a escuta. "Reunimos muita gente, ouvimos as áreas, os talentos. Todas essas contribuições nos levaram a algumas conclusões – uma delas, fundamental na construção do show, é que aqui dentro criamos encantamento. Então a festa só podia ser aqui. Os Estúdios Globo deviam ser a estrela". A partir dessa premissa, diferentes espaços dos Estúdios Globo mostrarão um pouco mais do que é a casa da Globo no dia do seu aniversário. "Essa grande festa terá espaço para a dramaturgia, para o humor, para variedades, para o esporte e para o jornalismo", completou Almeida.
A ideia é que o show seja um palco para encontros e reencontros entre aqueles que construíram a história da TV Globo – como humoristas de diferentes gerações, talentos com seus personagens, criadores com suas obras, atletas e suas conquistas, a música e seus intérpretes, a notícia com seus repórteres.
"Acomodamos todos esses protagonistas num show que é coletivo, mas onde cada um que está ali já carregou um bastão. Esses encontros são incríveis. São encontros de gerações, o passado e o presente abrindo uma janela para o futuro. É uma festa onde todo mundo tem que apagar a velinha. É muito coletivo. São 60 anos, e isso abarca várias gerações. Muita gente construiu a Globo nesses 60 anos. É muito forte. Pessoalmente, tem sido muito emocionante", declarou Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas.