No dia 26 de abril, a TV Globo celebra 60 anos, marcando seis décadas de história e inovação no audiovisual do Brasil. São mais de 7,5 mil horas de conteúdo por ano, feito por brasileiros para brasileiros. Nesta quarta, 2, a emissora reuniu convidados nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para detalhar os planos para o mês de comemorações.
A celebração contará com 60 horas de programação especial – entre 25 e 28 de abril – que percorrerão o passado, o presente e o futuro da televisão, em um fim de semana repleto de homenagens. Leonora Bardini, diretora executiva da TV Globo, explicou que a comemoração acontecerá ao longo de todo mês, mas o foco principal estará nesse último final de semana de abril. "Em 60 horas de uma programação especial, cada conteúdo celebrará dentro do seu próprio DNA. A ideia é que nessas 60 horas o conteúdo seja complementar, no entretenimento, no jornalismo, esporte, dramaturgia e até nos filmes. Vamos celebrar o legado, falar do que estamos fazendo no presente e olhar pro futuro", adiantou.
Programação especial
Tudo começa com um "esquenta" no dia 24 de abril, quinta, com o famoso "Video Show", que retorna em uma edição especial logo depois de "Vale Tudo". Dirigido por Dani Gleiser, com roteiro de Bia Braune, o programa promoverá o reencontro de apresentadores como Miguel Falabella e Cissa Guimarães, Angelica e André Marques, Otaviano Costa, Monica Iozzi e Joaquim Lopes; revisitará quadros clássicos, como o "Falha Nossa" e o "Túnel do Tempo"; e percorrerá os principais marcos da dramaturgia. O programa também trará participações especiais, como a de Paulo Vieira em um tour pelos Estúdios Globo e a de nomes do jornalismo em uma conversa sobre emoção.
No dia 25, sexta, a maratona especial começa com o "Globo Repórter", que mergulhará na linha do tempo da TV Globo apresentando histórias de bastidores e desafios que moldaram a emissora ao longo desse período – começando pelo fato de que a Globo nasceu quando o Brasil estava sob um regime militar e, portanto, submetida à censura.
Na data do aniversário – dia 26, sábado – o "Bom Dia Sábado" dá início à maratona que passa por "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" e pelo "É De Casa". Maria Beltrão, apresentadora, detalhou: "A comemoração pelo lado do entretenimento começa no 'É De Casa'. Todos os quadros do programa estarão voltados para a história da TV Globo. Todos os quitutes que serão servidos aos nossos convidados desse dia têm relação com as novelas – como os pastéis da Dona Jura de 'O Clone' e o hot-dog do Félix, de 'Amor à Vida', por exemplo".
Após o "Edição Especial", exibirá uma edição exclusiva do "Video Game". Com apresentação de Angelica, o programa trará uma disputa entre dois casais famosos, testando que dupla tem mais conhecimentos sobre a TV Globo. A atração é conduzida pela mesma equipe do "Vídeo Show", onde o quadro fez sucesso nos anos 2000.
O "Caldeirão com Mion", os telejornais locais e os capítulos das novelas também farão referências à data, assim como o "Altas Horas", que recebe convidados especiais. A novela "Volta Por Cima", inclusive, chegará ao último capítulo excepcionalmente num sábado, aproveitando as comemorações.
O domingo, 27, começa com matérias especiais no "Globo Rural" e no "Esporte Espetacular". A "Temperatura Máxima" exibe o filme original "A Fábrica de Sonhos", produzido pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo. Escrito por Jorge Furtado e Guel Arraes, que também assina a direção ao lado de Patricia Pedrosa, o longa conta a história de Rafaela (Luellem de Castro), uma jovem sonhadora que ganha um concurso para visitar os Estúdios Globo e, ao conhecer um galã, acaba confundindo ficção com realidade.
O "Domingão com Huck" traz um programa que homenageia os programas de auditório e, direto do Maracanã, o clássico entre Flamengo x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro ganha ares de evento especial na celebração da emissora. "Teremos um pré-jogo histórico, relembrando a trajetória da Globo com o futebol nesses 60 anos. O primeiro jogo que transmitimos foi no Maracanã e esse será lá novamente. Antecedendo o jogo, haverá ainda um show do Belo. Será tipo um SuperBowl", brincou a diretora Leonora Bardini.
O "Fantástico" estreará uma nova abertura, que homenageia a história do programa, revisitando e ressignificando as referências, unindo passado e futuro no presente, e também exibirá matérias especiais. Após o programa, vai ao ar a série documental inédita "Gloria", que celebra a carreira, a trajetória e o legado de Gloria Maria. Com direção de Danielle França e Paulo Sampaio, a série mostra em quatro episódios a profissional por trás das câmeras com imagens inéditas, revelações e depoimentos de amigos, parentes e personalidades que reafirmam o espaço que Gloria Maria conquistou no jornalismo e no coração do público. Arquivos pessoais da jornalista; sua paixão pela música; o retorno ao continente africano para revisitar lugares e pessoas que Gloria conheceu na viagem definida pela própria como a mais transformadora de sua vida; as filhas; e a herança deixada pela jornalista estão na pauta dos episódios.
A segunda, 28, começa com um quadro especial no "Mais Você", que fará uma disputa para escolher o bolo de aniversário da TV Globo. A "Sessão da Tarde" exibe o filme "Coisa de Novela", também produzido pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo. No longa, Tereza (Susana Vieira) e Laura (Valentina Herszage) são avó e neta apaixonadas por teledramaturgia. Quando Tereza recebe um diagnóstico pouco otimista, conta com ajuda de Laura para realizar seu sonho: participar de uma novela. O filme foi criado e escrito por Lívia Leite, Renata Andrade e Thais Pontes e Manuh Fontes assina a direção.
No horário das 19h, estreia a nova novela "Dona de Mim", escrita por Rosane Svartman com direção de Allan Fiterman. No elenco, nomes como Tony Ramos, Claudia Abreu, Juan Paiva e Clara Moneke, entre outros. Já o capítulo de "Vale Tudo" será especial, e marcará a chegada de Odete Roitman (Deborah Bloch) à trama. Logo após a novela, entra no ar o ápice da comemoração da TV Globo, com o "Show 60 Anos".