Expocine acontece em outubro e terá, pela primeira vez, pitching de negócios

Entre os dias 1 e 4 de outubro, São Paulo recebe mais uma edição da Expocine, evento focado na indústria cinematográfica. A convenção, que tem como objetivo fomentar negócios, apresentar e discutir tendências do mercado cinematográfico, é uma realização da Tonks, empresa especializada em tecnologia, inovação e conteúdo para o mercado de entretenimento na América Latina. As inscrições já estão abertas.

Esta edição tem como tema "O Hub da Tela Grande" e está maior do que a anterior. Serão 24 palestras, 75 expositores, curso na área de marketing digital promovido pela FAAP e de gestão de projetos audiovisuais ministrado pela FGV, além do inédito pitching de negócios organizado em parceria com a Bravi, a Brasil Audiovisual Independente.

"A Expocine está indo para a sua sexta edição e surgiu da ideia de unir distribuidores e exibidores para apresentar soluções em tecnologia de serviços e marketing, além de gerar a oportunidade para a apresentação do line up anual dos distribuidores para os exibidores. O evento foi pensado para oferecer conteúdo e formação, com painéis, cursos e palestras para integrar e alavancar os negócios dos exibidores e distribuidores.", disse, em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks.

Em 2018, o evento recebeu cerca de 2500 pessoas vindas de 17 países e reuniu os principais players do mercado de exibição e distribuição, além de fornecedores de produtos, serviços e tecnologias para o segmento. Para 2019, a expectativa é dobrar o público, considerando a presença inédita do segmento de produção audiovisual. "Esta é a grande diferença dos anos anteriores. Com a entrada do mercado de produção no escopo do evento a programação expandiu e ganhou uma dinâmica que vai agradar a todos os participantes. Além das palestras também temos os painéis que serão apresentados pelas distribuidoras, um espaço para que sejam mostrados os filmes do ano e exibição de conteúdo com exclusividade. Neste ano, teremos nove apresentações e exibição de no mínimo dois filmes.", contou.

A curadoria foi feita em conjunto entre a Tonks e a Cristiane Guzzi, produtora executiva da Expocine. O evento ainda recebeu sugestões dos visitantes das próprias edições anteriores e dos representantes do mercado, resultando num quadro de 24 palestras, divididas em setores como políticas públicas, tecnologia, marketing, soluções criativas e cases de sucesso.

Em relação aos inéditos pitchings, podem se inscrever projetos exclusivamente de longa-metragens, de gêneros diversos. Serão dois dias de apresentação para 20 players, já estando confirmadas distribuidoras como 02 Filmes, Boulevard Filmes, Downtown Filmes, Elo Company, Galeria Distribuidora, Globo Filmes, Pandora, Paramount Pictures, Sato Co. Ltda., Walt Disney Company Brasil e Warner Bros. Os projetos serão apresentados em um lounge especial nos dias 2 e 3 de outubro, sendo as apresentações abertas ao público da feira e a rodada de negócios exclusiva entre a produtora e a distribuidora.

"Acredito que a Expocine seja um ponto de encontro. O mercado está passando por um momento de incerteza em relação ao apoio do Governo Federal e precisamos falar sobre como será daqui para a frente. Desta forma, a Expocine se coloca como uma porta de aprendizado, networking e uma grande oportunidade para dar voz ao mercado e acesso ao que os produtores, distribuidores e exibidores estão planejando para o futuro.", analisou Lima. "A Expocine será o principal lugar para tirar a angústia de alguns e enriquecer os participantes com cases de sucesso. Queremos detalhar, discutir e desconstruir esse momento atual numa boa parte dos painéis e palestras para mostrar oportunidades de investimento privado, perceber e detectar outras formas de incentivos que podem vir dos órgãos públicos, considerando incentivo fiscais de governos estaduais e municipais, por exemplo.", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui