26ª edição do Inffinito Film Festival acontece de 10 a 25 de setembro, nos Estados Unidos

O Inffinito Film Festival, festival de cinema brasileiro realizado no exterior, chega à sua 26ª edição. De 10 a 25 de setembro, serão exibidas nos Estados Unidos, em formato híbrido, cerca de 70 produções brasileiras, todas inéditas no país. O festival começa com um evento ao ar livre em Miami e marca a volta da mostra competitiva presencial, com exibições no MDC's Tower Theater Miami e show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell. As já tradicionais mostras virtuais, disponíveis para o público americano, reúnem 57 filmes, sendo dez documentários e 19 curtas em competição, e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro, Inff Online

O evento contará com a presença dos atores, diretores e produtores convidados do 26º Inffinito Brazilian Film Festival, entre eles os atores Eduardo Moscovis e Barbara Paz; os diretores Denise Saraceni, Lô Politti e Gustavo Rosa; os produtores Debora Ivanov, Laís Bodanzky e Carlos Moletta; além de jornalistas, patrocinadores e convidados.

O Inffinito Film Festival teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 88 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de dois mil filmes nacionais para um público de mais de dois milhões de pessoas.

Música e Cinema em Miami 

A noite de abertura será no dia 10 de setembro, no New World Center, em Miami, com entrada gratuita e apresentação musical do Instituto Flauta Mágica, que ensina balé, canto e flauta doce a crianças da periferia de Cuiabá/MT, há 24 anos. Após a apresentação, o público assistirá ao filme "Pixinguinha, um Homem Carinhoso" (foto), dirigido por Denise Saraceni e Allan Fiterman e estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo. 

Curadoria 

A curadoria de longas do Inffinito Film Festival é composta pela cineasta, documentarista e diretora do Circuito Inffinito Adriana L. Dutra e pelo crítico de cinema Ricardo Cota. A produtora audiovisual Malu de Martino assina a curadoria de documentários e a produtora Laura Fernandes a de curtas-metragens, junto com Adriana L. Dutra. 

Mostra Competitiva de Longas 

De 11 a 16 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens acontecerá no Tower Theater Miami. A diversidade de temas e estilos faz da seleção de longas em competição um panorama do Brasil contemporâneo. O país vive um momento de imersão nos próprios problemas, que vão de crises existenciais ("Por que você não chora?") e familiares ("Sol") às lutas particulares de mulheres ("Mar de Dentro") e negros ("Medida Provisória"). Os gêneros também se estendem da comédia rasgada ("Bem-vinda a Quixeramobim") a retratos de personalidade tão distintas quanto as do músico Pixinguinha ("Pixinguinha, Um Homem Carinhoso") e a do empresário Eike Batista ("Eike – Tudo ou Nada"). Na mostra paralela, os cinco filmes selecionados mantêm o tom de pluralidade, sobretudo estética, exibindo obras que dialogam com o teatro ("Antígona 442 A.C"), com a memória ("Doutor Gama"), com a literatura ("O Auto da Boa Mentira") e a luta constante por reconhecimento ancestral dos povos indígenas ("Rama Pankararu"). 

Premiação e show 

A cerimônia de encerramento e entrega do Troféu Lente de Cristal ao Melhor Filme escolhido pelo público será no dia 17 de setembro, no Miami Beach Bandshell, com apresentação da banda Johnny's, seguida do filme "Amazon", de Thierry Ragobert e do show de Adriana Calcanhotto às 20h30. 

Mostra Virtual 

De 10 a 25 de setembro, a programação para todo o território americano acontecerá na plataforma. Em oito salas virtuais, serão exibidos 57 filmes, sendo dez de competitiva de documentário, 19 de competitiva de curta-metragem, 28 de mostras paralelas. A programação completa está disponível no site.

Homenagem 

O 26º Inffinito Brazilian Film Festival homenageia com uma mostra especial a produtora Debora Ivanov, responsável pela produção de mais de 60 filmes brasileiros. Advogada de formação, ela foi diretora do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo e integrou o Conselho Consultivo da SPCine. Fundou em Santos o Instituto Querô, ONG voltada para jovens de baixa renda da região portuária de Santos que promove capacitação na indústria audiovisual. Em 2000, tornou-se sócia da produtora Gullane e produziu dezenas de filmes, entre eles "Que Horas Ela Volta?", "Até Que a Sorte nos Separe" e "Uma História de Amor e Fúria", entre outros. Foi nomeada diretora da ANCINE em 2015. Em 2017, assumiu a presidência da Agência. 

Documentários 

O tamanho do Brasil é proporcional à diversidade de temas que perpassam as histórias que os documentaristas submeteram a esta seleção. A multiplicidade foi tanta, que a curadoria resolveu propor recortes para poder levar, ao público, um panorama mais amplo do que compõe a safra recente de documentários de realizadores brasileiros. À já consolidada mostra competitiva se somaram outras: a "Ritmos do Brasil", que viaja pela pluralidade da música brasileira, e a "Brasil Urgente", que ressalta tópicos que não podem sair da pauta nos nossos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui