No Brasil, 19% dos domicílios acessam TV paga de forma pirata

A empresa BB Media oferece uma ampla análise centrada na disponibilidade e metadados de conteúdo dos serviços de streaming e de TV paga. Depois de monitorar este mercado no Brasil, foi determinado que há um alto nível de fresh market, de +39.9M de domicílios que não assinam TV Paga e/ou plataformas de streaming. Em contrapartida, há mais domicílios que possuem somente assinatura de plataformas de streaming (+18.4M) dos que possuem apenas TV Paga (+2.4M), enquanto +12.1M dos domicílios têm ambos os serviços em conjunto.  

Olhando para o futuro, estima-se que a penetração de TV em domicílios assinantes diminua 12,83% no ano de 2026, enquanto no ano atual projeta-se que feche com 18,35%. 

Por outro lado, espera-se que dentro de cinco anos a quantidade de cordcutters seja de +1.3M em comparação com +10M de domicílios assinantes. Quanto aos serviços de streaming, espera-se uma penetração de 53% para o ano de 2026, o que se traduz em um total de +41.7M de domicílios com internet, quando no 1Q2022 foram registrados +30.5M. Embora a penetração de TV Paga continue a diminuir, ambos os serviços coexistem dentro do que conhecemos como convergência; afinal, existem +12.1M de domicílios no Brasil que possuem tanto TV Paga quanto plataformas de streaming. 

Ao analisar o market share de domicílios declarados com TV Paga no país, identificou-se que a Claro TV cobre um 44% do mesmo, quase metade. É seguido de perto pela SKY (32%), depois pela Oi TV (14%) e pela Vivo (8%). 

Pirataria 

Dos +14M de domicílios assinantes de TV, destaca-se que o nível de pirataria dos mesmos atingiu um 18,8%, e uma sub-reportagem do 8%. Vale ressaltar que no nível latino-americano a pirataria tem um escopo muito menor, de 15,4%, além de sub-reportagem de 10,9%. 

Plataformas e Conteúdos 

No ranking de serviços de streaming com maior quantidade de títulos no país, Clarotv+ lidera a lista com +10.7K filmes e séries. É seguido pela Vivo Play (+10.3K títulos), Amazon Prime Video (+9.4K títulos), iTunes (+9.3K títulos) e fecha o TOP 5 Google Play Movies (+7.6K títulos). Mas quando se trata da quantidade de domicílios usuários que utilizam essas plataformas, é Netflix quem lidera, com +12.9M de domicílios. 

Os provedores de TV Paga que lideram o mercado foram adaptando sua oferta e disponibilizando sob demanda diferentes filmes e séries. Ao analisar as plataformas de streaming daquelas operadoras de TV que possuem maior nível no market share, Clarotv+ continua sendo o serviço com mais títulos. Seguido por Vivo Play com +10.3K títulos, Oi Play com +4.3K e Claro Video com 2.296. Os principais modelos de negócio entre esses serviços são TV Everywhere e Transaction VOD.  

Seguindo esta linha, a média de plataformas SVOD utilizadas no país aumentou consideravelmente. No 2Q2019 a média de plataformas SVOD utilizadas por domicílio era de 1.8. Este número foi gradativamente aumentando até atingir o 3.3 no 1Q2022.  

Evento

Christian Peralta, CCO da BB Media, participa nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, do PAY-TV Fórum, principal encontro setorial, organizado pela TELETIME e pela TELA VIVA, que discute as principais tendências e desafios do mercado de TV por assinatura e como operadoras e programadores estão aderindo aos novos modelos de distribuição de conteúdo pela internet. A programação completa do evento está disponível pelo site

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