Em uma semana, animação brasileira "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca" já foi vista por sete mil pessoas 

“Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” (Foto: Divulgação)

O filme "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido pelo trio Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal, entrou em cartaz em 45 salas de cinema de diversas cidades brasileiras, incluindo algumas que fazem parte do Circuito Spcine, cuja proposta é levar a experiência do cinema de forma acessível para todas as regiões da capital paulista. O Circuito Spcine também está nos CEUs – Centros Educacionais Unificados, que são equipamentos públicos voltados à educação criados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo localizados em áreas periféricas da grande São Paulo. 

Em apenas uma semana desde a sua estreia, o longa já foi assistido por cerca de 7 mil espectadores. Mais de 50% desse público faz parte do Circuito Spcine nos CEUs, sendo em sua maioria crianças e professores da rede pública de ensino. A Sessão Vitrine Petrobras mobilizou as escolas para estas sessões enviando cartazes do filme para colorir, por exemplo, além de outras iniciativas. A estratégia de divulgação está diretamente relacionada com a narrativa do filme, que valoriza o poder transformador da educação e traz à tona quão significante a leitura pode ser para o desenvolvimento infantil. 

Produzido no interior de São Paulo, o longa conta a história de Teca, uma traça que se apaixona pelo universo da leitura. Vinda de uma família de traças que devoram livros, a protagonista cresceu comendo livros também. Porém, ao aprender a ler, Teca muda a sua forma de pensar quando entende que além de alimentar seu corpo, os livros também contém histórias e servem para alimentar a alma.

O projeto demorou mais de dez anos para ser produzido. Ele mistura diferentes técnicas de animação e live action e a maior parte foi feita em stop motion. O longa ainda conta com canções inéditas e originais de Hélio Ziskind, músico que já compôs temas de programas como "Cocoricó" e "Castelo Rá-Tim-Bum", e direção de arte de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis como "Ela tem olhos de céu", de Socorro Acioli, e "Pedro Noite", de Caio Riter. "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca" é produzido pela Rocambole Produções, criada por ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar. O filme tem como principais patrocinadores a Petrobras, o BNDES e a SABESP. O projeto foi realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui