Brasil e China assinam acordo de coprodução cinematográfica

Foi assinado, nesta sexta, 1º, o acordo de coprodução cinematográfica entre Brasil e China, no âmbito da visita oficial do presidente Michel Temer àquele país. O acordo foi articulado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Itamaraty.

Na vigência do acordo, as coproduções realizadas por empresas do Brasil e da China terão tratamento nacional em ambos os territórios. Ou seja: os filmes realizados conjuntamente terão acesso aos mecanismos públicos de financiamento disponíveis nos dois países, como o Fundo Setorial do Audiovisual (no Brasil). E serão considerados produtos nacionais nos respectivos mercados. Também será possível a participação de produtores de países com os quais Brasil ou China tenham firmado acordo de coprodução.

Cooperação

Assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, o acordo começou a ser negociado há mais de uma década, pelo MinC, via Ancine. Em 2007, foi organizada uma mostra de filmes brasileiros na Embaixada do Brasil em Pequim. No mesmo ano, o Brasil foi homenageado no Festival de Cinema de Xangai. O MinC e a Ancine se esforçaram ao longo do mês de agosto para chegar ao texto final e viabilizar a assinatura, em parceria com as autoridades chinesas e o Itamaraty.

O acordo entrará em vigor após aprovação pelo Congresso Nacional e sanção presidencial.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber sobre esse acordo de coprodução cinematográfica, o que traz de melhoria para o audio visual no Brasil.Principalmente para o produtor de audio visual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui