"Swinguerra" é o vencedor da primeira Mostra Competitiva do Festival de Curtas de SP

Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, foi realizada a cerimônia de premiação da 30ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo na Cinemateca Brasileira. Durante o fim de semana, dias 31 de agosto e 1 de setembro, a programação do evento seguiu com apresentação dos filmes brasileiros e internacionais favoritos do público.

Dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o Festival teve pela primeira vez uma Mostra Competitiva, destinada a apenas filmes brasileiros. O vencedor, escolhido por um júri de convidados, foi "Swinguerra", de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, de Pernambuco. Outros destaques ficaram por conta de "Tommy Brilho", do Ceará, que garantiu o prêmio "Revelação" para Sávio Fernandes, e do curta "Sangro", de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR, de São Paulo, que faturou o Prêmio Itamaraty.

Já a lista de contemplados pelos prêmios de aquisição é: Prêmio Canal Brasil de Curtas para "Bonde", de Asaph Luccas (SP); Prêmio TV Cultura para "Tea for Two", de Julia Katherine (SP); SESC TV, para o nacional "Sangro", de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR (SP) e para o internacional "Uma Brisa em seus Cabelos", de Shazia Igbal (Índia); Curta! e Porta Curtas para "Baile", de Cíntia Domit Bittar (SC); PlayKids para "Vivi Lobo e o Quarto Mágico", de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (PR), com menção honrosa para "Lé com Cré", de Cassandra Reis (SP).

Vencedores dos troféus "Borboleta de Ouro", os destaques LGBT foram o nacional "Bonde", de Asaph Luccas (SP); o internacional "Alma", de Santiago León Cuéllar (Colômbia); "Marie", de Leo Tabosa (PE), que garantiu para a atriz Wallie Ruy o Prêmio Especial; e as Oficinas Kinoforum, que foram celebradas com Menção honrosa. Já os prêmios da ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) foram para "Spacewalkers", de Juan Pablo Caballero (Colômbia) na Mostra Limite; "Kalunga", de Lara Sousa (Cuba) na categoria Latinos; e Menção Honrosa para "A Rotina Terá seu Enquanto", de Carlos Adriano (SP).

Por fim, destacaram-se ainda as obras "Filho de Peixe", de Igor Ribeiro (RN), e "Sorriso Negro", de Laís Motta (SP), ambos contemplados com a Menção TV Cultura para Novos Olhares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui