A equipe de curadoria do canal Curta! comunica que está preparada para analisar em prazo rápido e eventualmente contratar pré-licenças para exibição de projetos de não-ficção, convergentes com sua grade, em processo de inscrição no edital da RioFilme – que investirá R$ 20 milhões em projetos audiovisuais de produção independente em 2021.
Segundo o canal Curta! apurou junto à municipal RioFilme, algumas categorias de pontuação para classificação no Edital podem ganhar peso se o projeto tiver acordo de pré-licenciamento de exibição ou de distribuição da obra: 30 pontos são para “potencial de interesse junto ao público alvo” e 10 pontos são para a “viabilidade de realização”. Em ambos os casos, ter um acordo de pré-licenciamento de veiculação ou de distribuição da obra pesa; e na linha de complementação, ainda, o projeto tem que demonstrar ter 40% já captado. Neste caso, ter contrato de pré-licenciamento oneroso assinado pode ajudar.
Julio Worcman, diretor do canal Curta!, acredita que pré-licenças onerosas por canais de TV ou por distribuidoras audiovisuais ajudam a assegurar que obras realizadas com investimento público não fiquem em prateleiras e cheguem efetivamente ao maior número de espectadores.
O canal Curta! é focado no pré-licenciamento e exibição de documentários e sua audiência é estimada em dois milhões de espectadores frequentes. Ao longo dos últimos anos, a curadoria do canal pré-licenciou onerosamente 140 longas metragens e 800 episódios de 60 séries documentais, viabilizando o seu financiamento pelo FSA.
Os produtores interessados, com projetos que tenham afinidade com as temáticas da grade do Curta!, devem inscrever seus projetos por meio da aba no site do canal – não deixando de digitar “RioFilmes 2021” no campo de Evento Relacionado. As temáticas da grade estão informadas no mesmo link.