Com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de checar a veracidade das notícias que elas consomem, a Globo lança nova campanha “Fato ou Fake”. Os dois filmes, de 30 segundos cada, reforçam que não dá para acreditar em tudo que se vê. Com locução das apresentadoras Renata Lo Prete e Andréia Sadi, as peças começaram a ser veiculadas na última sexta-feira, dia 30 de agosto, nos intervalos da TV Globo, GloboNews e outros canais por assinatura, além das plataformas digitais desses e de outros veículos do grupo, como os jornais O Globo, Extra, Valor Econômico, a rádio CBN e o g1.
Os filmes começam com uma ilusão de ótica. Um deles mostra um par de bolinhas em que uma parece ser maior que a outra. Renata Lo Prete diz: “Estes círculos amarelos são do mesmo tamanho, mas você vê um maior e outro menor”. No outro vídeo, surgem três carros do mesmo tamanho que, em perspectiva, parecem diferentes. A locução de Andréia Sadi diz: “Estes três carros são do mesmo tamanho, mas você vê um maior que o outro”. As duas seguem na narração “Não é porque você viu que dá para acreditar. Antes de confiar, é preciso checar. Fique de olho no que é Fato Ou Fake. A gente mostra a verdade para você não acreditar em fraude. Porque jornalismo é essencial para a sociedade e a democracia”. As peças terminam com a assinatura “Fato sim. Fake não”. Assista:
Assinam o filme a TV Globo, GloboNews, g1, os jornais O Globo, Extra, Valor Econômico e rádio CBN. Criado pelo Grupo Globo em 2018, o projeto “Fato ou Fake” reúne jornalistas destes veículos com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos na internet. Os profissionais envolvidos no projeto monitoram redes sociais, verificando mensagens com ampla repercussão, investigam a origem da notícia, o contexto em que a informação está inserida, a data de publicação e as imagens usadas no conteúdo, além de entrar em contato com fontes oficiais, testemunhas e especialistas para garantir uma apuração eficaz.