52º Festival de Brasília apresenta identidade visual

O 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro apresenta a identidade visual da nova edição. A arte é do ilustrador Mauro Martins, que vivenciou as opções de arte e cultura disponíveis na cidade ao longo da vida, desde a primeira infância – quando chegou à Capital Federal com a família, vindos de Minas Gerais -, passando pela cena roqueira dos anos 1990, na qual atuou como baterista, e comparecendo ainda a eventos de cinema, de artes plásticas e outras manifestações criativas pelo Distrito Federal.

Para desenvolver as artes, o artista coletou informações sobre as atuais cinematografias brasileira e brasiliense, buscando elementos gráficos, ícones e situações representativas do assunto. Na criação, Mauro trabalhou com três pilares fundamentais: a cidade de Brasília, a produção cinematográfica contemporânea e uma visão de espectador para os temas.

Martins é formado em Desenho Industrial pela UnB e atuou como diretor de arte em agências de propaganda por 13 anos – no período, acumulou uma série de prêmios nacionais e internacionais, criando campanhas para grandes marcas, como Kraft, Best Buy e Infiniti. Atualmente, é autônomo e prioriza o trabalho autoral. Vencedor do 6º Concurso Internacional de Ilustração da AI-AP, Mauro Martins foi recentemente listado como um dos 200 melhores ilustradores do mundo pela editora austríaca Lürzer's Archive, uma das mais importantes da categoria.

Na última segunda-feira, 30 de setembro, chegou ao fim o período de inscrições das mostras Brasília BRB e Futuro Brasil. Dedicada exclusivamente às produções locais e com premiação de R$150 mil para os vencedores, a Mostra Brasília BRB teve 91 filmes inscritos – a lista dos selecionados será divulgada no próximo dia 30 de outubro. Já para a Mostra Futuro Brasil, foram inscritos 49 longas em processo de finalização – seis deles serão selecionados para exibição em sessões exclusivas durante o Festival de Brasília, oferecendo aos diretores um primeiro contato com profissionais de curadoria e seleção de grandes festivais internacionais. Os escolhidos também serão conhecidos em 30 de outubro.

A 52ª edição do Festival de Brasília acontece entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, com uma programação que reúne longas e curtas-metragens em Mostra Competitiva, Mostra Brasília BRB, Mostra Futuro Brasil e demais mostras paralelas, além de ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual e Ambiente de Mercado com masterclasses, workshops e rodadas de negócios com nomes nacionais e internacionais do setor. Para este ano, a principal novidade é uma área exclusiva voltada à tecnologia, games e novas plataformas de mídia.

A edição de 2019 do evento tem como tema "Afirmação do cinema nacional", cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui