Seis anos após chegar ao mercado on demand, o PlayPlus, streaming da Record lançado em agosto de 2018, acaba de abrir a comercialização de espaço publicitário nos breaks da programação ao vivo. Interessadas nesse ambiente com alta retenção e consumo de vídeo que é o streaming, Coca-Cola e Colgate já garantiram seus espaços no PlayPlus como anunciantes-fundadores, através do DAI (Dynamic Ad Insertion). A tecnologia permite a exclusão dos anúncios dobreak, originalmente veiculados no sinal linear, por aqueles comercializados exclusivamente na plataforma, de forma programática. O método possibilita alcançar uma audiência complementar no streaming, tanto no ao vivo quanto no vídeo sob demanda.
Nesta época do ano, quando o maior reality da emissora, "A Fazenda", está no ar, a abertura para anúncios exclusivos no PlayPlus representa uma oportunidade para as marcas atingirem diretamente o público. Com o programa, a audiência do PlayPlus se multiplica consideravelmente, com transmissões ao vivo e câmeras exclusivas para os assinantes, fãs do programa que não perdem nada do que acontece na sede. "Nessa edição de 'A Fazenda', temos patrocinadores que entenderam o valor do DAI em sua estratégia de comunicação complementar à da TV, e que estão presentes no PlayPlus, como Aurora e Betano", explica Paulo Itabaiana, Diretor de Comercialização Multiplataforma da Record.
Com acesso gratuito à programação ao vivo da Record, sinal de 15 praças da emissora e conteúdo variado e exclusivo disponível para os assinantes, o PlayPlus conta com mais de 13 milhões de downloads em todas as plataformas (iOS, Android, Samsung TV, LG, Google TV, FireStick e Web).
Para acessar todo o catálogo da plataforma, que inclui documentários, íntegras de novelas, futebol, câmeras exclusivas de realities, dentre outros produtos, é necessário se tornar um assinante pagante. O lançamento da comercialização de publicidade nas transmissões também está relacionado à chegada de novos produtos ao streaming da Record. "Essa experiência para as marcas ficará ainda mais ampla a partir dos próximos meses, devido ao futebol, com o Campeonato Paulista e o Brasileirão, que estarão em nossa grade e, automaticamente no PlayPlus, em 2025", acrescenta Itabaiana.
Conforme lembrou o executivo, a emissora acertou com a Liga Forte União (LFU) os direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro de futebol a partir de 2025. Pelo acordo, ela irá transmitir um jogo por rodada. Ao todo, serão exibidas 38 partidas por ano do torneio nacional, incluindo jogos de todas as torcidas. Além da TV aberta, os jogos terão transmissão simultânea no R7.com e no PlayPlus.