Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Canal Curta! e o CurtaOn terão programação especial no Mês da Consciência...

Canal Curta! e o CurtaOn terão programação especial no Mês da Consciência Negra

Série “Libertárias: Mulheres Inspiradoras na História do Brasil” (Foto: Divulgação)

No mês da Consciência Negra, o Canal Curta! – que completa 12 anos – e o CurtaOn apresentam uma programação especial focada na negritude. Durante todo o mês de novembro, todas as estreias semanais de filmes e séries originais do Curta! serão relacionadas ao tema, além da já tradicional maratona no dia 20 de novembro, com 24 atrações durante o dia inteiro, a partir da meia-noite. Já no CurtaOn, estarão disponibilizadas 80 atrações, entre produções inéditas e exclusivas, incluindo “Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário”, “Mokambo: Força da Tradição Bantu” e “Panteras Negras: Vanguarda da Revolução”. 

A primeira atração do mês é o documentário “Mokambo: Força da Tradição Bantu”, que chega ao Curta! no dia 8 de novembro, às 22h. O filme retrata a rica herança cultural trazida pelos povos de origem Bantu (maior número de escravizados no Brasil entre os séculos XVI e XVIII), como a capoeira, o samba, o dendê na culinária, religiões de matriz africana e até a influência no português falado no Brasil. Dirigido por Soraya Públio Mesquita, a obra foi inspirada no Terreiro Mokambo, onde está o Memorial Kisimbiê, que conta a trajetória do povo Bantu.

No dia 15 de novembro, às 23h, estreia a série original inédita e exclusiva “Libertárias: Mulheres Inspiradoras na História do Brasil”, outro destaque da programação. Com episódios semanais, os três primeiros trazem mulheres negras: a guerreira Dandara dos Palmares; Maria Felipa, a marisqueira que combateu na Guerra de Independência do Brasil atuando na campanha de Independência da Bahia; e Tia Ciata, ícone do samba carioca. Viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e produzida pela Kinopus, a produção resgata a importância dessas mulheres para a cultura brasileira, muitas delas invisibilizadas na historiografia oficial. A atração contribui com as discussões atuais sobre a posição da mulher no mundo contemporâneo. Os episódios vão ao ar às sextas-feiras e a direção é de Rodrigo Grota.

A Maratona no canal Curta! no dia 20, Dia Consciência Negra, apresenta 24 produções, entre filmes e episódios de séries, a partir da meia-noite, e com a última exibição começando às 23h. No CurtaOn, a seleção em homenagem ao mês da Consciência Negra traz 80 atrações disponibilizadas já no início de novembro. 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile