Giros Filmes estreia "A Revolta dos Malês" em Salvador

A Giros Filmes, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Salvador, realiza em Salvador a estreia mundial de "A Revolta dos Malês", longa-metragem de ficção dirigido por Belisario Franca e Jeferson De. A sessão acontece na quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 20h, na Sala 1 do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. O diretor Belisario Franca e os atores Rodrigo dos Santos, Raphael Logam e Shirley Cruz estarão presentes na ocasião. 

A trama se passa em Salvador, Bahia, em janeiro de 1835, quando após mais de uma década de árduo trabalho, Guilhermina, 27, uma escrava de origem muçulmana, finalmente consegue recursos para comprar sua alforria, bem como a de Teresa, 11, sua filha adolescente. Mas, contrariando uma antiga promessa, seu "senhor", o fazendeiro Souza Velho, se recusa a vender a carta da menina. Quando Pacífico Licutan, a mais estimada liderança islâmica de Salvador, é preso pelas autoridades baianas, a comunidade muçulmana se revolta e começa a articular uma jihad. Em desespero, Guilhermina enxerga no levante a única forma de conquistar a liberdade da filha. O filme é baseado na revolta dos escravos muçulmanos ocorrida em Salvador em 1835, episódio da história brasileira pouco conhecido. 

O longa será exibido em paralelo ao lançamento do Salvador Black Film Festival, evento coproduzido pela Giros Filmes em parceria com a produtora e cineasta Fabienne Colas por meio da Zaza Produções.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui