Projetos do Brasil, Colômbia e México são selecionados para o Dia.Lab 2022

Cinco ficções e três documentários foram selecionados para a quarta edição do Dia.Lab, programa internacional imersivo focado na profissionalização de produtores e roteiristas negros por meio do desenvolvimento de projetos cinematográficos que acontece entre os dias 7 e 13 de dezembro de 2022 em Camaçari, no Litoral Norte da Bahia. 

Os projetos selecionados vêm de três regiões diferentes do Brasil e de dois países latino-americano. São eles: "Alex" e "O Canto da Cigarra", ambos da Bahia; "Experiências Incômodas em Dias Nublados", Rio de Janeiro/São Paulo; "Liberdade é não ter medo", Rio de Janeiro/São Paulo; "Pega a Laço", São Paulo/ Alagoas; "Sou Sua Pessoa Amada", Distrito Federal/São Paulo; "Carabali", do México – selecionado a partir do prêmio Miradasdoc; e "Un Viejo Sin Documentos", da Colômbia. 

"Esta edição do Dia.Lab marca a retomada dos encontros presenciais e estamos preparando uma bonita e potente programação para celebrar este novo momento. Trabalhamos bastante nos últimos meses para ampliar os caminhos do laboratório e este ano teremos duas grandes novidades: a criação de um novo espaço, o Dia.Lab Audience, e a ampliação do nosso público. Ficamos muito animados com a qualidade dos projetos inscritos e estamos super ansiosos para mergulhar nas histórias por trás destas oito produções selecionadas", declara Emerson Dindo, diretor executivo do Diáspora Conecta

Durante o programa, os responsáveis pelos projetos recebem assessoramento por meio de workshops, palestras, estudos de caso, exibição de filmes e consultorias direcionadas ao aprimoramento das narrativas audiovisuais, ao desenvolvimento profissional e à capacitação criativa e mercadológica dos participantes. 

Para as consultorias do Dia.Lab 2022 foi selecionado um time formado por cinco  profissionais premiadas do Brasil e do exterior: Xenia Rivery (Havana, Cuba), roteirista, professora e consultora de projetos; Claudia Gonçalves (São Paulo, Brasil), produtora executiva e consultora; Manoela Ziggiatti (Ceará, Brasil), montadora, documentarista e consultora; Leandro Santos (Bahia, Brasil), roteirista, diretor e consultor; e Tanya Valette, (Santo Domingo, República Dominicana), produtora executiva e co-gerente da produtora Monte & Culebra SRL.

Yurieth Romero, produtora colombiana de "Un Viejo Sin Documentos", demonstra boas expectativas em participar do programa brasileiro: "Para nós é muito importante estar neste laboratório para nutrir nosso projeto com os diferentes pontos de vista que ali foram encontrados. Nos interessa saber como os afros de outras partes do mundo nos veem. Da mesma forma, é fundamental para nós gerarmos amizades e futuras alianças para a materialização do nosso filme". 

Premiações 

Os projetos selecionados concorrem ainda ao Prêmio Diáspora, um estímulo ao desenvolvimento narrativo para um dos projetos participantes do Diáspora Lab 2022 no valor de R$10 mil, além de premiações concedidas pelos parceiros:

Prêmio Miradasdoc: seleção de um dos projetos de documentário para participar da próxima edição do Fórum de Coprodução África – América Latina AFROLATAM LAB, em 2023, com todas as despesas pagas;

E Prêmio Paradiso: seleção de um dos projetos de ficção com inclusão do respectivo na Rede Paradiso de Talentos, além de apoio para o desenvolvimento do projeto no valor de R$3 mil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui