Coprodução brasileira "A Procura de Martina" vence prêmio no Festival de Mar del Plata

(Foto: Leo Bittencourt)

"A Procura de Martina", dirigido por Márcia Faria e protagonizado pela argentina Mercedes Morán ("Diários de Motocicleta"), ao lado das atrizes Carla Ribas e Luciana Paes, recebeu o prêmio de Melhor Filme na competição latino-americana do 39ª Festival de Mar del Plata, na Argentina. O coprodutor uruguaio, Martin Almada, recebeu o prêmio na cerimônia. 

O filme tem produção das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com as uruguaias Básico e Criatura, e distribuição da Bretz Filmes. A diretora Márcia Faria comentou a premiação: "resistência e, acima de tudo, amor. Este prêmio não é apenas o reconhecimento de nosso trabalho, mas também um lembrete de que a cultura é, por si só, um ato político e de resistência. Resistir à extrema direita é uma batalha que ainda não terminou — nem no Brasil, nem na Argentina, nem em qualquer outro lugar onde políticas autoritárias e discursos de intolerância continuam ameaçando os direitos fundamentais, a diversidade e o futuro do audiovisual. Que a história de Martina e sua luta por preservar sua memória inspire todos a resistir ao esquecimento e a lutar por um futuro onde a empatia prevaleça". 

A estreia mundial de "A Procura de Martina" foi na mostra competitiva da Première Brasil: Novos Rumos do Festival do Rio. Em seguida, o longa foi exibido na 48ª Mostra de S. Paulo. A trama tem como pano de fundo um dos episódios mais sombrios da história latino-americana: o caso de bebês de militantes políticos que foram sequestrados de seus pais enquanto eles estavam presos e sendo torturados. Muitos foram entregues a orfanatos ou a militares apoiadores do regime. A jornada de Martina, uma viúva que procura há mais de 30 anos pelo neto nascido em cativeiro durante a ditadura militar argentina, está no centro da história. 

A produção é de Rodrigo Letier e Márcia Faria com coprodução de Patricia Canén, Martín Almada Tomeo e Agustín Palermo. Faria assina também o roteiro, ao lado de Gabriela Amaral Almeida. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui