Documentários produzidos pelo Jornalismo da Globo estreiam no Globoplay nesta semana 

Cena do documentário "Kubrusly - Mistério sempre há de pintar por aí" (Foto: Divulgação)

Produzidos pelo Jornalismo da Globo, os documentários originais Globoplay "Malvinas: O Diário de uma Guerra" e "Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí" chegam à plataforma nos dias 3 e 4 de dezembro, respectivamente. Nas mesmas datas de seus lançamentos, os dois serão exibidos na 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longa "Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí" já havia estreado em novembro, quando abriu a 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, no Rio Grande do Norte. 

"Malvinas: O Diário de uma Guerra" é a história da paixão de um repórter pelo seu ofício. Correspondente da Globo em Londres na década de 80, Ricardo Pereira cobriu a guerra das Malvinas, iniciada em abril de 1982. O conflito entre a Argentina e o Reino Unido durou 74 dias e deixou 255 ingleses e 649 argentinos mortos. Um ano após o fim da guerra, o jornalista foi às Ilhas Malvinas e encontrou, nos campos, perto de Goose Green, onde aconteceu uma das mais importantes batalhas, o diário de um soldado argentino. Ele leu alguns trechos em uma de suas reportagens, mas teve que devolvê-lo ao oficial britânico que o acompanhava. Quase 40 anos depois, quando vivia em Lisboa e já como diretor do escritório da Globo em Portugal, Pereira descobre um câncer grave e dá início a uma jornada de recuperação e convivência com a doença. No dia em que recebe a notícia de um novo tratamento na Alemanha que poderia dar a ele mais tempo de vida, também fica sabendo que o veterano Adrián Sachetto, dono do diário, está vivo e mora na Argentina. O jornalista decide ir ao seu encontro para fazer um convite: voltarem juntos às Ilhas Malvinas. Doente, cansado e desenganado pelos médicos, ele enfrenta uma outra guerra: a do repórter que precisa contar sua última história.

A jornalista Eugenia Moreyra, diretora do documentário, era uma das amigas mais próximas de Ricardo Pereira e assumiu a direção da produção após a morte dele em dezembro de 2023. Pereira e Sachetto embarcaram para as Malvinas acompanhados de suas famílias. Alguns imprevistos acabaram mudando os planos das gravações. O jornalista faleceu duas semanas após voltar de viagem. Coube à filha, Sofia Pereira, produtora executiva do documentário, dar continuidade ao projeto. "Malvinas: O Diário de uma Guerra" tem direção de Ricardo Pereira e Eugenia Moreyra, produção executiva de Sofia Pereira e Clarissa Cavalcanti, e edição final de Dani Dantas. O documentário será lançado no Globoplay no dia 3 de dezembro.

"Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí" retrata a história de um dos mais importantes jornalistas de cultura do Brasil. Conhecido por seu imenso repertório, Maurício Kubrusly foi crítico musical e escreveu sobre variados assuntos. Passou por jornais impressos, revista, rádio e TV e ingressou na TV Globo na década de 80. Inicialmente, no "Jornal Hoje", mas foi no "Fantástico" que ganhou o país com o quadro "Me leva, Brasil", que permaneceu no ar por 17 anos. O documentário resgata sua trajetória com imagens de arquivo e depoimentos de amigos e profissionais que trabalharam com ele. Diagnosticado com Demência Fronto Temporal, Kubrusly já não reconhece quem ele foi e sua própria história. A doença consumiu suas lembranças e afetou a sua capacidade de ler e escrever. Hoje, ele vive com a mulher, Beatriz Goulart, em uma comunidade à beira mar no Sul da Bahia. O documentário acompanha a rotina deles e mostra a relação de amor do casal.  

Beatriz é quem conduz o encontro da equipe do Jornalismo da Globo com o Kubrusly. Junto com ele, escolhe algo para tocar da coleção de mais de oito mil CDs que ainda preservam. A música sempre foi a paixão do jornalista e é o fio que o conecta ao momento presente. Alguns versos ainda restam na sua memória, como "Mistério sempre há de pintar por aí", nome do documentário, vindo da canção "Esotérico", de Gilberto Gil. A produção promove um reencontro entre os dois, no estúdio de Gil no Rio de Janeiro. "Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí" tem direção de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki, que assina ainda o roteiro. O documentário será lançado no Globoplay no dia 4 de dezembro.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui