A Associação Cultural Panvision se prepara para participar como convidada do Ventana Sur 2024. Durante o evento, a Panvision fará o lançamento oficial da Calculadora EcoVision, a primeira ferramenta da América Latina desenvolvida para medir e reduzir a pegada de carbono em suas produções audiovisuais, e do Cadastro de Fornecedores Sustentáveis, que permite que interessados se cadastrem para a análise e possam compor o primeiro catálogo de cases de fornecedores com ações alinhadas à sustentabilidade. A calculadora foi desenvolvida pelo convênio de cooperação com ProMálaga (Espanha), que forneceu as bases para o início das adaptações ao mercado latino-americano e manteve o apoio técnico.
Além dos Lançamentos, a Panvision também participa do painel "Estratégias e Ferramentas para Produções Audiovisuais Sustentáveis na Ibero-América". A diretora-presidente da Panvision e coordenadora de pesquisa do grupo EcoVision, Marilha Naccari, vai compartilhar os resultados do grupo de trabalho EcoVision que, ao longo dos últimos três anos, vem desenvolvendo iniciativas para transformar o setor audiovisual. Também estará presente no evento a coordenadora de Integração Estratégica e Impacto Social do grupo EcoVision, Alejandra Marano, para uma série de reuniões com entidades de interesse para o impulsionamento do desenvolvimento sustentável no setor audiovisual.
No dia 4, às 17h, no stand da Brazilian Content, com o apoio da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente a Panvision fará o lançamento oficial da Calculadora, com divulgação conjunta da 2ª edição do Guia de Sustentabilidade do Setor Audiovisual, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan em parceria com o Sicav. Na oportunidade também será assinado o convênio com o Sicav – Sindicato da Indústria Audiovisual para evolução dos conceitos e iniciativas na sustentabilidade do setor audiovisual, primeiro passo da parceria, que contará com anúncio de uma agenda conjunta para 2025.
O Selo EcoVison é uma ação do Plano Anual de Atividades da Panvision e é desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura.