Globo, Fundação Roberto Marinho e organizações lançam campanha de incentivo à aprendizagem

A retomada das aulas da rede pública, que começou em fevereiro em diversos estados e avança em março, enfrenta, este ano, novos desafios trazidos pela pandemia do coronavírus. Com o objetivo de incentivar o fortalecimento do vínculo com a escola, o combate à evasão escolar e o retorno seguro às aulas, Globo e Fundação Roberto Marinho lançam nesta semana uma campanha em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 30 organizações sociais, institutos e fundações que trabalham com educação.

"Educação é um tema transversal na agenda de valor social da Globo e deve ser assunto prioritário para toda a sociedade. Sabemos que o Brasil abriga muitas realidades distintas para os alunos que estão retornando às aulas. E esta campanha nasce da importância de manter o vínculo com a escola e a aprendizagem, em um ambiente seguro e de cuidado para todos", afirma por meio de nota Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

Essa campanha é uma continuidade do projeto "Não Desista de Seu Futuro", um esforço conjunto lançado em outubro de 2020 para que os alunos não deixassem de estudar em meio ao cenário da pandemia. Desta vez, as organizações se unem para o lançamento de cinco filmes, que serão veiculados nos intervalos da programação da TV Globo, GNT, Off, Multishow, Gloob, GloboNews, Viva e SporTV. Com o conceito "O Futuro conta com a Educação e a Educação conta com você", os filmes são estrelados por Jessica Ellen, Flavio Canto, Maju Coutinho e Babu Santana –  há, ainda, uma peça com a locução de Fernanda Montenegro – e mostram que a volta vai exigir cuidados redobrados, mas é preciso que todos sigam aprendendo juntos. Assista ao primeiro filme: 

A campanha de incentivo à educação é uma parceria Globo, Fundação Roberto Marinho, Cenpec, Comunidade Educativa Cedac, CIEB, Consed, Ensina Brasil, FGV, Fundação Maria Cecília Souto Vigidal, Futura, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Telefonica – Vivo, Imaginable Futures, Instituto BEI, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social, Instituto Alana, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Sonho Grande, ISMART, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Parceiros da Educação, Porvir, Undime e Unicef.

Além de participar da campanha, a Fundação Roberto Marinho reforça suas ações no apoio aos estudantes em ensino híbrido, às famílias e aos professores durante a pandemia.  No ano passado, já foram disponibilizadas 638 videoaulas do Ensino Fundamental, anos finais. E agora, quase mil aulas inéditas de todas as disciplinas de Ensino Médio acabam de ser lançadas e  podem ser acompanhadas, gratuitamente, pelo YouTube e pela tela do Canal Futura – na TV, o conteúdo vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h. "O lançamento faz parte de um conjunto de esforços  da Fundação para disponibilizar soluções educacionais que apoiem os estudantes e os professores, especialmente no cenário da pandemia, que agravou os desafios da Educação no país, com aumento da desigualdade educacional, defasagem de aprendizagem, baixa conectividade, entre outras questões", analisa Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho. 

O site TMJ Sempre oferece dicas para apoiar alunos e pais nesta jornada pela educação. Além disso, é possível manter-se atualizado sobre a volta às aulas em todo país pelo G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui