BrLab 2021 abre inscrições e anuncia novidades

O BrLab, tradicional evento de mercado e formação audiovisual e único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil, está com inscrições abertas para sua 11ª edição, que acontecerá no mês de outubro de 2021. O(a)s produtore(a)s e diretore(a)s interessado(a)s podem inscrever seus projetos por meio do site até o dia 21 de maio. 

O evento recebe inscrições de projetos de longa-metragem de ficção de qualquer país da América Latina e também de Portugal, da Espanha e da Itália, desde que já tenham definidos diretor(a) e produtor(a), pois ambos devem participar integralmente das atividades do workshop que incluem consultorias diversificadas, encontro de negócios, palestras, estudos de caso e, ainda, distribui importantes prêmios e estímulos ao final. As atividades do BrLab em 2021 somente são possíveis graças ao patrocínio do Projeto Paradiso e da Spcine / Prefeitura Municipal de São Paulo, e também do Programa Ibermedia, que oferece bolsas de estudos para que profissionais de diferentes países participem gratuitamente das atividades, da Globo Filmes e Vitrine Filmes, que oferecem prêmios aos projetos, além de diversos outros apoios e estímulos oferecidos por instituições e empresas do Brasil e do exterior. 

A 11ª edição do BrLab será realizada de 1º a 15 de outubro de 2021, com sua programação online como medida de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19. Dessa forma, a necessária participação de profissionais de diversos países que caracterizam a programação e atividades do evento poderá ser mantida. Os projetos recebem consultoria e participam de encontros com profissionais renomados da indústria audiovisual mundial em diferentes atividades. 

Algumas importantes empresas e instituições parceiras oferecem prêmios e estímulos aos projetos participantes. A Globo Filmes, por exemplo, oferece desde 2019 o Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes no valor de R$110.000,00 e a distribuidora Vitrine Filmes, que também é parceira do BrLab desde a primeira edição, oferece prêmios para projetos brasileiros e estrangeiros, com valores ainda a confirmar para 2021. Complementam a lista de prêmios consultorias e workshops oferecidos por empresas e instituições brasileiras e estrangeiras como Torino Film Lab, apoiado por Projeto Paradiso, e Pop Up Film Residency, por exemplo, entre outras. 

Agenda e novidades 

Nesta próxima edição, além da realização do Workshop principal para projetos em desenvolvimento, o BrLab promoverá uma nova edição do Workshop de Design de Audiência para projetos em fase de desenvolvimento, atividade organizada em parceria com o Projeto Paradiso, e uma nova edição do São Paulo Locarno Industry Academy, organizado em parceria com o prestigioso Festival de Locarno. Além dos workshops, o evento também promoverá, como todos os anos, uma programação especial aberta ao público que reúne diversos debates, palestras e masterclasses (neste ano exclusivamente através de streaming) que são parte do BrPlot – Encontro de Roteiristas, programação organizada em parceria com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteristas) e com curadoria de Gustavo Gontijo, Maíra Oliveira e Thiago Dottori.

Segundo Rafael Sampaio, diretor do BrLab, a novidade de 2021 é que, pela primeira vez, o BrLab promoverá uma nova categoria dedicada à promoção de encontros de qualidade direcionados à coprodução e financiamento de projetos audiovisuais, novo espaço dedicado a projetos que se encontrem em um estágio mais avançado de desenvolvimento e financiamento, aberto para países de toda a região. Os projetos interessados em participar desta nova seção deverão comprovar 30% de financiamento no Brasil ou no exterior e, então, realizar a mesma inscrição, indicando no ato o interesse em participar do processo seletivo para ambas categorias. Os projetos selecionados participarão de reuniões de negócios criteriosamente organizadas pelo evento através de uma cuidadosa curadoria de projetos e convidados, e promoverá ainda um breve processo de formação preparatório para as rodadas. A seleção será em parceria com entidades do setor e instituições parceiras do evento no Brasil e exterior.

"Neste momento peculiar em que o cinema se encontra, acreditamos que é parte da nossa missão fundamental criar oportunidades, apesar das adversidades, através das novas formas de encontro e debate e, sobretudo, ativando a linda e sólida rede internacional de instituições e profissionais que constituímos ao longo de uma década em torno do BrLab, para conectar projetos latinos a possíveis parceiros de diversos locais do mundo, e vice-versa. A partir da constatação de que há muitos projetos já desenvolvidos 'parados', decidimos criar essa nova categoria no BrLab para projetos com 30% do orçamento captado, numa etapa mais avançada de desenvolvimento. Iremos oferecer a oportunidade aos selecionados de participarem de reuniões cuidadosamente organizadas através de um criterioso matchmaking, algo muito importante e que está na gênese da missão do BrLab que é promover encontros de qualidade que propulsionem ideias e talentos. Em 2020, foram 591 inscritos para somente 12 vagas. Essa nova categoria é uma forma também de ampliar o número de vagas a partir dessa edição", afirma Rafael Sampaio, criador e diretor do BrLab.

O BrLab é uma atividade realizada pela Klaxon Cultura Audiovisual, com patrocínio do Projeto Paradiso, do Programa Ibermedia, da Spcine e da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Vitrine Filmes, Globo Filmes e também da Cesnik Quintino & Salinas Advogados, Coletivo DAFB, Brazilian Content, ABRA, API, BRAVI, Locarno International Film Festival, Torino Film Lab, Festival Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement), PopUP Residency, European Audiovisual Entrepreneurs, Embaixada da França no Brasil, LATAM Cinema, Imprensa Mahon, Revista Exibidor e Revista de Cinema, entre outros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui