Com cases na TV e no streaming, Floresta Produções se destaca com os reality shows de empreendedorismo

Tanto por desejo quanto por necessidade, o empreendedorismo é uma tendência que se intensificou no Brasil especialmente ao longo da pandemia. Até dezembro de 2021, a Receita Federal contabilizou 13,3 milhões de novos microempreendedores e, nos dez primeiros meses do ano, segundo o Serasa Experian, 3,4 milhões de empresas foram criadas, o que configura um aumento de 21,4% em relação a 2020.

Em paralelo, o interesse em programas de TV – em especial reality shows – relacionados a essa temática é crescente. Desde 2016, com a primeira temporada de "Shark Tank Brasil", a Floresta Produções, produtora da Sony Pictures Television em solo nacional, tem em seu catálogo formatos que dialogam com os diferentes perfis de empreendedores do Brasil. No ar há seis temporadas e com a sétima já confirmada pelo Sony Channel (e atualmente com inscrições abertas), o "Shark Tank", nos últimos cinco anos, acumulou uma audiência de mais de dez milhões de pessoas, e o canal do programa no YouTube hoje conta com mais de 739 mil inscritos. O período de inscrições para a próxima temporada vai até o dia 25 de maio, no site do Sony Channel

Na dinâmica, os empreendedores têm pouco tempo para apresentar um pitch de seu negócio aos jurados, que são alguns dos maiores empresários e investidores do país, e tentar convencê-los a abocanhar uma fatia de seus empreendimentos. Na última temporada, Leonardo Arruda, fundador da Decor Colors, conseguiu a maior proposta da história do programa e recebeu R$ 10 milhões, fechando negócio com o "tubarão" João Appolinário.

Sétima temporada de "Shark Tank Brasil" está com inscrições abertas

"O gênero reality show, desde que começou a ser feito aqui no Brasil, é muito bem aceito. Trazer o empreendedorismo para esse universo foi um caminho natural e se revelou muito eficaz para mostrarmos um assunto que parece ser árido com uma linguagem mais fácil para o público. Além disso, empreender é um desejo de muitas pessoas – seja por necessidade ou por representar uma nova forma de ganhar a vida. É um tema que desperta muito interesse e, ao mesmo tempo, é pouco ensinado e debatido. Nos formatos que desenvolvemos, tentamos mostrar esse caminho que o empreendedor precisa percorrer para ter sucesso, mas de uma forma que também entre entretenimento para a audiência", disse Rogério Farah (foto), diretor de desenvolvimento de projetos de entretenimento da Floresta Produções, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Para Farah, educação financeira não é um tema complexo – esse é um tabu que aprendemos e repetimos: "Vemos inúmeras histórias de superação nesse sentido, de pessoas que superaram esse tabu e se propuseram a entender como se constrói um negócio. Nos nossos programas, queremos por uma luz nessas narrativas e acrescentar uma camada de conhecimento para fazer com que novos empreendedores se inspirem e aprendam com a jornada de outras pessoas". 

O executivo falou ainda sobre "Shark Tank" e o sucesso contínuo desde a primeira temporada: "No programa, nós mostramos uma negociação aberta entre um empreendedor de pequeno a médio porte e um grande empresário. A expectativa desse embate é o que gera toda essa curiosidade do público, que torce pelo empreendedor mas também se coloca na posição do 'shark', imaginando se investiria dinheiro naquele empreendimento. No desenrolar desse embate, vamos entendendo o que é preciso em uma empresa para ela ser desejada por um 'shark'. Muitos termos de negócios usados no programa são bem técnicos, o que satisfaz um público mais iniciado no empreendedorismo, mas a história pessoal dos participantes e a paixão que cada um demonstra por seu negócio também cativam uma audiência mais iniciante, que vai aprendendo mais sobre o assunto, incrementando seu vocabulário e se envolvendo mais com o tema". 

Outros títulos 

Disponível na Netflix desde 9 de fevereiro, "Ideias à Venda" é um game show com eliminações e prêmio final. Apresentado por Eliana, o programa tem Luana Génot como jurada principal e recebe diversos jurados especiais, como Luisa Mell, Enzo Celulari e Leo Picon. A cada episódio, quatro empreendedores de um mesmo segmento apresentam seus produtos e os mais bem avaliados passam para a final. Para estimular a competição, os finalistas ainda precisam analisar os empreendimentos dos rivais e encantar uma plateia de 100 pessoas, que também funciona como um júri, para levar o prêmio de 200 mil reais.

Todos os episódios de "Ideias à Venda" estão disponíveis na Netflix

Apresentado por Danni Suzuki e com co-apresentação de Dilma Campos, "O Plano é Esse" é um reality de convivência do Multishow (disponível também no Globoplay) que premia o vencedor com 125 mil reais para investir no próprio negócio. Ao longo de seis episódios, cinco empreendedores participam de jogos, enfrentam desafios e recebem mentorias de nomes como Geraldo Rufino, ex-catador de latinha e fundador da JR Diesel; Ana Fontes, fundadora do Rede Mulher Empreendedora; e Rapha Falcão, criador do Dicas Digitais. No final, vence quem provar que aprendeu como desenvolver sua empresa dentro dos pilares do empreendedorismo: planejamento, liderança, marketing, finanças, especialização e inovação.

Próximos passos 

Além da nova temporada de "Shark Tank", que será gravada em junho, a Floresta está trabalhando em outros projetos dentro do tema empreendedorismo com o time de desenvolvimento, que é responsável pelas ideias dos programas produzidos pela empresa. "2022 tem sido um ano de lançamentos incríveis, que estão deixando todos nós da Floresta bem animados e, claro, trabalhando com muito cuidado para manter o nível premium das nossas produções", concluiu Farah. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui