Panvision divulga filmes selecionados para o Festival de Cinema FALA São Chico

A cultura latino-americana estará na tela do Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul (SC), no norte de Santa Catarina, no fim de maio. A primeira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, o FALA São Chico, acontece de 25 a 28 de maio e a Associação Cultural Panvision divulga os filmes selecionados.

Na lista, estão 26 documentários de sete países (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela e Emirados Árabes Unidos), com temas que destacam a cultura indígena, LGBTQIA+, negritude, representação e retratos.

Oito estados brasileiros marcam presença no Festival. Santa Catarina lidera com a participação de seis filmes, sendo um deles produzido na cidade sede do FALA São Chico: Nascentes do Saí, dirigido por Teno Broll. Cinco filmes são produções do estado de São Paulo, dois de Pernambuco; dois do Rio de Janeiro; e Bahia, Ceará, Distrito Federal e Espírito Santo possuem cada um o seu representante.

Os filmes exibidos participam de duas Mostras Competitivas: Infantojuvenil e Curtas, sendo que a última possui a subdivisão de Curtas Catarinenses e Curtas Latino-americanos. "Nós sempre buscamos a janela para os filmes feitos em nosso estado, por isso temos a Mostra Curtas Catarinense que está em competência com os filmes Latinos. Por ser a primeira edição, ficamos muito contentes de ter a presença de sete produções internacionais nas exibições", destaca em nota a diretora de programação Marilha Naccari.

Os 26 documentários concorrem aos prêmios de melhor filme, eleito pelo Júri Popular, que recebem o troféu Panvision, e melhor filme pelo Júri Oficial nas categorias Curta-metragem e Infantojuvenil, com prêmio que ultrapassam 25 mil reais em produtos e serviços das empresas DOT, Link Digital, Mistika, Navega e Naymovie parceiras da Panvision.

A lista completa dos títulos selecionados está disponível no site do evento

O Festival de Cinema ainda contará com uma Sessão Especial Meio Ambiente, com acessibilidade (audiodescrição, LSE e janela de Libras), exibindo quatro curtas convidados, além da exibição de um longa-metragem especial que será divulgado em breve.

O FALA São Chico é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Sebrae-SC,  Associação Comercial e Industrial de São Francisco do Sul. Apoio Agri Brasil e Komprão Koch Atacadista, com patrocínio ArcelorMittal e Celesc. Realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui