Sabrina Sato transforma a casa e a vida das pessoas no reality inédito "Desapegue Se For Capaz", no GNT

Uma oportunidade de recomeço: essa é a proposta do reality inédito do GNT "Desapegue Se For Capaz", apresentado por Sabrina Sato e com data de estreia marcada para esta sexta-feira, dia 6 de maio, às 21h45. No programa, famílias que tiveram suas vidas afetadas pelo acúmulo de objetos e pela bagunça em suas casas enfrentam o desafio do desapego. A apresentadora tem uma experiência pessoal de acúmulo na família e, ao longo de dez episódios, conta com a ajuda da especialista em organização Micaela Góes e da arquiteta Gabriela de Matos para provocar uma transformação na vida dos participantes por meio da reorganização, decoração e arrumação completa dos seus lares, seguindo princípios como consumo consciente e descarte responsável. 

"A atração se conecta ao pilar de casa do GNT, que é onde começa tudo, onde nos conectamos com a audiência e vemos as relações se formando. Ele fala não só de transformar a casa, mas pensar sobre as nossas vidas. É um formato licenciado, original da Oh3Media, e nesse processo de adaptação contamos muito com a Formata, nossa produtora parceira. Juntos, construímos um programa leve e divertido, que chama as pessoas para essa conversa", disse Flavia Lima, gerente de Conteúdo do GNT, em coletiva de imprensa realizada nesta terça, 3. 

"Sou uma das pessoas mais bagunceiras que eu conheço, por isso o programa foi um processo de aprendizado muito grande para mim, no sentido de organizar e dar valor aos detalhes da casa. Eu também estou passando por uma grande mudança profissional que tem muito a ver com a mudança que eu proponho para as pessoas no reality. Você vê como elas se sentem tocadas e mudam de vida de verdade. Estou num momento de desapegar do que eu já tinha feito para mostrar uma nova versão minha. Foi desafiador, mas contei muito com a ajuda do canal, da direção do programa e das minhas parceiras. Estou me divertindo, aprendendo e me empenhando muito. E sou movida a desafios, então tudo isso é muito legal para mim", contou Sabrina Sato. 

Falta de espaço de convivência, muitas lembranças do passado e a vontade de fazer mudanças no estilo de vida são alguns dos motivos que levam as famílias a serem convidadas para fazer parte do programa. Após uma primeira visita para conhecer onde os participantes moram, Sabrina faz a proposta de se desfazerem de, no mínimo, 30% dos itens para que uma nova vida possa recomeçar ali. Na sequência, a casa é esvaziada, e todos os objetos que fazem parte de suas vidas, incluindo os móveis, são colocados em um galpão.

Na tarefa de selecionar o que faz sentido continuar a fazer parte de sua trajetória, as famílias contam com a ajuda de Micaela Góes, a especialista em organização. Com ela, eles decidem também para onde irão redirecionar os itens que não serão mais utilizados. Já Gabriela de Matos é encarregada de encontrar soluções para transformar os ambientes da casa mais problemáticos em locais de convivência mais agradáveis. No programa, a arquiteta pensa em ações desde a troca de um móvel ou a pintura de um quarto, até a repaginação total de um cômodo, sempre de modo a atender as necessidades daquela família. 

"Consumo não tem a ver só com o que a gente compra, mas também com a forma com a qual nos desfazemos das coisas. Propomos uma verdadeira reflexão com as famílias sobre o que é consumo. Elas refletem porque guardaram tanta coisa. É um serviço muito legal, de abrir espaço para o novo, em uma verdadeira terapia. E deu um trabalho real, não teve nada de mágica da televisão – foi mão na massa mesmo", brincou Micaela Góes. "E tivemos uma preocupação muito grande com o destino que daríamos para as coisas, com o foco em pouco descarte e mais reaproveitamento. Em uma parceria com o Enjoei, muitos itens serão colocados à venda, proporcionando ainda uma renda extra para as famílias", completou. 

Para Gabriela de Matos, o programa é uma oportunidade de mostrar ao público outras maneiras de nos apropriarmos da nossa casa, que é praticando esse desapego e abrindo espaço para novas histórias. "Hoje, a realidade financeira do nosso país não nos permite fazer uma reforma do zero, redecorar a casa toda. Então focamos muito em repaginar, reutilizar, dar uma nova cara. Foi um trabalho muito coletivo", pontuou. 

Entretenimento e serviço

Em entrevista exclusiva para TELA VIVA, um dos diretores do programa, Carlo Milani, deu detalhes sobre a dinâmica dos episódios: "Cada família protagoniza um episódio diferente, totalizando dez histórias. Tudo começa com a Sabrina fazendo uma 'invasão', isto é, entrando na casa das famílias. Essa parte é muito delicada, pois as pessoas ainda têm muita resistência a essa ideia de mostrar sua bagunça, porque é algo que acaba refletindo uma desorganização interna. E esse é um lados mais legais do programa, porque vamos reorganizando relações e dinâmicas familiares. A partir desse contato inicial e da apresentação da família para o público, o próximo passo é tirar tudo da casa e levar para um galpão, onde mais tarde a família verá todas as coisas que possui dispostas em um mesmo lugar, na horizontal. Com a casa vazia, Gabi encontra com a família. Esse momento é muito engraçado, pois muitas pessoas nem se lembravam como eram as paredes, o chão. Aí, no galpão, é a hora de encontrar a Micaela para fazer essa seleção dos objetivos. Nesse momento as pessoas se emocionam, surgem conflitos. É um processo que mexe muito tanto individual quanto coletivamente. É uma grande terapia, pois elas descobrem coisas novas e suas relações com as memórias". 

Para Milani, o resultado é muito positivo. "Fizemos um programa que entretém, tem conteúdo e é um produto audiovisual potente; ao mesmo tempo, ele faz uma contribuição efetiva na vida das pessoas. Dividir essa emoção e acompanhar as pessoas vendo suas vidas renovadas é muito bom", afirmou. 

As gravações do programa começaram em fevereiro, em São Paulo, e seguem até o final de maio. 

"Desapegue Se For Capaz" é uma produção da Formata, com direção de Karina Di Cunto e Carlo Milani. A atração, que será exibida a partir de 6 de maio, às sextas, às 21h45, também estará disponível no Globoplay + canais ao vivo a partir do dia 7 de maio.

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostaria muito de participar do programa. Para que minha irmã Alessandra e família tenham um vida mais harmoniosa e tranquila.
    Adoraria ajudar de alguma forma tenho certeza que nada melhor que uma equipe de profissionais de muita qualidade. Agradeço a oportunidade de contato.
    Ana Lucia

  2. Prezados(as),
    Gostaria e muito que a a Sabrina e a sua grande equipe transformasse o ambiente os ambientes de casa que juro, tem no mínimo umas 50 peças só de roupas sem uso, fora um quartinho lotado de diversos itens que inutiliza o quarto que poderia ser um escritório. O problema é minha sogra e esposa, que por incrível que pareça, são acumuladores. Se eu tiver a oportunidade de enviar um vídeo, vai ter uma noção do que estou falando.Cado seja escolhido paea uma breve seleção, mando o vídeo. Obrigado desde já.

  3. Gosto muito do programa, é muito legal toda dinâmica e é maravilhoso ver a alegria e emoção das pessoas,tenho uma grande amiga,precisa desapega de várias coisas que foram doadas,pois ela é muito e sua casa são muito humildes,mas agora está na hora de desapegar várias coisas,se for possível aguardo contato,fiz comentário mas não padi para ajudarem minha amiga,esse comentário é diferente

  4. Tenho uma tia super acumuladora,nunca viram nada igual. Ela tinha um brechó e há mais de dez anos nao funciona mais. Ela já tem idade e mora só. Nao deixa que ninguém tire uma peça se quer. Não vende e nem consegue desapegar de nada. Me ajudem por favor. Está perdendo saúde e qualidade de vida. Tenho certeza, que poderiam ajudá-la a ter um final de vida com mais dignidade. A Michaela, Sabrina e esta arquiteta linda poderão ajudar minha tia. Muito obrigada.

  5. Boa tarde! Gostaria uma ajuda para filha da prima.Ela tem um um atelier de costura, muito confuso.. perdeu a mãe faz um mês, está em depressão,de qualquer forma arrumando este local daria ânimo pra começar trabalhar,ela cuidou três anos da mãe por isso abandonou tudo.
    Pergunto se possível ajudar..
    Seria maior benefícios para toda família dar objetivo para continuar viver.agradeco

  6. Eu queria muito que vcs ajudassem minha amiga Gerciane. Ela tem uma doença grave e acabou virando acumuladora. Ela precisa muito de ajuda. A casa dela precisa de vcs, meninas!

  7. Gostaria muito de ajudar a mãe e a irmã do meu falecido marido, elas moram juntas e minha sogra é acumuladora de coisas, querem sempre fazer reformas e não conseguem, gostaria muito da ajuda de vcs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui