Canal Brasil prepara "Mostra Vidas Negras Importam" para esta quinta, 4

Nesta quinta-feira, dia 4 de junho, o Canal Brasil exibe, a partir das 14h, a "Mostra Vidas Negras Importam". A programação especial reforça a importância do debate de igualdade social por meio de ficções e documentários que dão voz aos negros e exaltam ainda mais suas histórias, reforçando suas batalhas e o necessário protesto contra o racismo e a violência.

Quatro produções serão destaques no especial: "A Última Abolição", "O Caso do Homem Errado", "Nóis por Nóis" e "Eu Não Sou Seu Negro". A primeira delas, que abre a maratona, analisa o protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade. O documentário faz uma retrospectiva profunda e detalhada de um dos momentos mais emblemáticos da História do Brasil, uma consequência não apenas da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

Às 15h20, é a vez de "O Caso do Homem Errado", de Camila de Moraes. O documentário conta a história do operário negro gaúcho Júlio César que, ao ser confundido com um assaltante, foi executado pela Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul, no dia 14 de maio de 1987. Na sequência, às 16h40, o especial continua com "Nóis por Nóis". O filme de Aly Muritiba e Jandir Santin tem como destaques Ma Ry, Maicon Douglas, Otávio Linhares e Matheus Moura no elenco. Na trama, durante um baile de rap, quatro amigos se ocupam com atividades e objetivos diferentes. No entanto, as reviravoltas da noite unem seus destinos de maneira permanente.

Por fim, o indicado ao Oscar de Melhor Documentário e vencedor de prêmios ao redor do mundo, o documentário "Eu Não Sou Seu Negro" vai ao ar às 18h15, fechando a programação. Com direção de Raoul Peck e narrada por Samuel L. Jackson, a produção é inspirada na obra de James Baldwin, "Remember This House" – "Lembre-se desta Casa", em tradução livre –, livro sobre a história do ativismo racial nos Estados Unidos a partir de suas principais três figuras: Martin Luther King Jr., Malcolm X e Medgar Evers. O filme compara as propostas dos líderes ativistas com questões raciais contemporâneas.

A Mostra será exibida na TV linear e também no Canal Brasil Play, que disponibilizará os conteúdos para não-assinantes, e no VoD das operadoras. No Play, os destaques são: "Eu Não Sou Seu Negro" e os curtas "Chico" e "Universo Preto Paralelo". No VoD – nos serviços das operadoras Now e Vivo Play -, além de "A Última Abolição" e "Nóis por Nóis", que fazem parte do especial na TV, a lista conta com mais seis representantes: "Relatos do Front", "Ônibus 174", "Sabotage: Maestro do Canão", "Uma Onda no Ar", "Madame Satã" e "Faroeste Caboclo".

Veja a chamada para a mostra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui